CONDIÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO COLÉGIO PEDRO II
Palavras-chave:
FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.Resumo
O trabalho em tela tem como objetivo compreender os mecanismos institucionais do Colégio Pedro II (CPII) no tocante ao incentivo à formação continuada dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs). Buscou-se responder se as políticas do CPII, enquanto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), incentivam os próprios servidores a se compreenderem como profissionais da Educação Básica, Técnica e Tecnológica, e se essas promovem condições de acesso e permanência dos TAEs na qualificação em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tal, como metodologia, foram analisadas as legislações, decretos e portarias vigentes no que tange às Políticas de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), e uma pesquisa acerca do perfil dos candidatos ingressantes nas vagas destinadas aos servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) ao Programa de Pós-graduação em EPT (ProfEPT). Trouxemos à tona o debate reflexivo da importância da qualificação em EPT em uma instituição que oferece o ensino profissional e técnico.
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