ACESSIBILIDADE DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA ÀS BIBLIOTECAS DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO
Palavras-chave:
bibliotecas e pessoas com deficiência, educação inclusiva, acesso à informação, tecnologia assistivaResumo
A presente pesquisa teve como objetivo investigar as barreiras e as possíveis soluções de acessibilidade para uso das bibliotecas por pessoas com deficiência motora, auditiva/ surdez e visual. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e natureza aplicada. Os sujeitos participantes foram os estudantes com deficiência motora, visual e auditiva/surdez do Instituto Federal do Espírito Santos (Ifes) dos campi Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Os procedimentos metodológicos definidos compreenderam as seguintes fases: levantamento de dados dos estudantes com deficiência, aplicação do questionário e observação por meio de visita aos campi participantes. Os resultados apontaram a falta de acessibilidade nesses espaços e a necessidade de uma parceria da biblioteca com o Napne, a coordenação do curso, a gestão ou outros setores que se fizerem necessários, a fim de se pensar e desenvolver políticas públicas para um atendimento inclusivo a esses estudantes. Com base nos dados coletados e nas leituras feitas foi desenvolvido um produto educacional, a saber, três animações virtuais cada uma sobre uma deficiência (motora, visual e auditiva) e um manual, que traz orientações aos bibliotecários sobre as adequações necessárias no espaço da biblioteca para um atendimento inclusivo e o desenvolvimento de animações que podem ser utilizadas em outros ambientes escolares.
PALAVRAS-CHAVE: bibliotecas e pessoas com deficiência, educação inclusiva, acesso à informação, tecnologia assistiva.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.