ACESSIBILIDADE DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA ÀS BIBLIOTECAS DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO 

Autores

Palavras-chave:

bibliotecas e pessoas com deficiência, educação inclusiva, acesso à informação, tecnologia assistiva

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo investigar as barreiras e as possíveis soluções de acessibilidade para uso das bibliotecas por pessoas com deficiência motora, auditiva/ surdez e visual. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e natureza aplicada. Os sujeitos participantes foram os estudantes com deficiência motora, visual e auditiva/surdez do Instituto Federal do Espírito Santos (Ifes) dos campi Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Os procedimentos metodológicos definidos compreenderam as seguintes fases: levantamento de dados dos estudantes com deficiência, aplicação do questionário e observação por meio de visita aos campi participantes. Os resultados apontaram a falta de acessibilidade nesses espaços e a necessidade de uma parceria da biblioteca com o Napne, a coordenação do curso, a gestão ou outros setores que se fizerem necessários, a fim de se pensar e desenvolver políticas públicas para um atendimento inclusivo a esses estudantes. Com base nos dados coletados e nas leituras feitas foi desenvolvido um produto educacional, a saber, três animações virtuais cada uma sobre uma deficiência (motora, visual e auditiva) e um manual, que traz orientações aos bibliotecários sobre as adequações necessárias no espaço da biblioteca para um atendimento inclusivo e o desenvolvimento de animações que podem ser utilizadas em outros ambientes escolares.

PALAVRAS-CHAVE: bibliotecas e pessoas com deficiência, educação inclusiva, acesso à informação, tecnologia assistiva.

Biografia do Autor

Quezia Amaral, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2023), especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Cândido Mendes, graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Atualmente é bibliotecária/ documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, campus Vila Velha, integrante da Comissão de Heteroidentificação de Pretos, Pardos e Indígenas do campus Vila Velha . Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Acessibilidade, Educação Especial, Diversidade e Biblioteca Inclusiva.

Larissy Alves Cotonhoto, Instituto Federal do Espírito Santo

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2012), mestrado em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pós-doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Ufes. É docente no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Atualmente é Coordenadora Geral de Ensino do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do IFES.

Publicado

06-12-2023