A POLÍTICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA ERA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES À LUZ DA HISTÓRICA DESVALORIZAÇÃO DO TRABALHO MANUAL NO BRASIL
Palavras-chave:
História, Trabalho, Educação Profissional, Instituto Federal, Política PúblicaResumo
Esta pesquisa de conclusão de curso tem como escopo apresentar os resultados da pesquisa que investigou as ações da política de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ao longo dos 13 anos de governos do Partido dos Trabalhadores (PT) no âmbito federal no Brasil, entre Janeiro de 2003 e Maio de 2016, período que compreende os mandatos de Luís Inácio Lula da Silva (2003 a 2010) e de Dilma Rousseff (2011 à Maio de 2016) até o golpe pelo qual foi afastada do governo. A pesquisa teórica teve como foco específico explorar a compreensão da política da EPT à luz da histórica desvalorização do trabalho manual vinculado ao ensino técnico/educação profissional. Ao longo do tempo foi construída a ideia de que o ensino técnico seria voltado para as classes populares e o ensino propedêutico destinado às elites. A pesquisa foi pautada pela revisão da literatura, seleção de estudos sobre o tema da educação profissional e tecnológica de ambos os governos e análise dos materiais. Embora o paradoxo na condução da política educacional da EPT na gestão petista, com o envolvimento da iniciativa privada na elaboração da política, como do Pronatec, percebe-se avanços na superação histórica do dualismo educacional, com a democratização do acesso ao ensino, especialmente em ações de valorização do ensino médio técnico integral.
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