REALIZAÇÃO DE TRABALHO DE CAMPO PARA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ESTUDO DE ATIVIDADE NO PROJETO GEOPARQUE UBERABA

ESTUDO DE ATIVIDADE NO PROJETO GEOPARQUE UBERABA

Autores

  • Alexandre Fornaro IFSP campus Votuporanga

Palavras-chave:

Educação básica, aprendizagem, didática, trabalho de campo.

Resumo

O presente trabalho é parte do resultado do desenvolvimento de tese de doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra. A disciplina de geografia no ensino médio integrado requer ações didáticas que, por seus temas e conceitos, podem ir para além do ambiente escolar e da sala de aula. A realização do trabalho de campo com estudantes do ensino médio integrado em geossítios do projeto Geoparque Uberaba foi efetivada com o objetivo de ampliar as possibilidades de ensino-aprendizagem nos temas e conceitos da disciplina e das geociências. A atividade com o auxílio de geólogo responsável pelos laboratórios de pesquisa e museu paleontológico ampliou as discussões para os estudantes, com atenção e análises científicas mais aprofundadas. Como resultado foi possível constatar uma efetiva participação e questionamentos que não surgiam em sala de aula, o que torna mais intensa e relação dialética no processo de ensino-aprendizagem para a disciplina de geografia.

Downloads

Publicado

22-12-2022