REALIZAÇÃO DE TRABALHO DE CAMPO PARA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ESTUDO DE ATIVIDADE NO PROJETO GEOPARQUE UBERABA
ESTUDO DE ATIVIDADE NO PROJETO GEOPARQUE UBERABA
Palavras-chave:
Educação básica, aprendizagem, didática, trabalho de campo.Resumo
O presente trabalho é parte do resultado do desenvolvimento de tese de doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra. A disciplina de geografia no ensino médio integrado requer ações didáticas que, por seus temas e conceitos, podem ir para além do ambiente escolar e da sala de aula. A realização do trabalho de campo com estudantes do ensino médio integrado em geossítios do projeto Geoparque Uberaba foi efetivada com o objetivo de ampliar as possibilidades de ensino-aprendizagem nos temas e conceitos da disciplina e das geociências. A atividade com o auxílio de geólogo responsável pelos laboratórios de pesquisa e museu paleontológico ampliou as discussões para os estudantes, com atenção e análises científicas mais aprofundadas. Como resultado foi possível constatar uma efetiva participação e questionamentos que não surgiam em sala de aula, o que torna mais intensa e relação dialética no processo de ensino-aprendizagem para a disciplina de geografia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.