EDUCAÇÃO E SURDEZ: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EPT DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO IFSULDEMINAS, CAMPUS POÇOS DE CALDAS

Autores

  • Lucinéia de Souza Oliveira IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas
  • Lucas Labigalini Fuini IFSP

Palavras-chave:

educação profissional e tecnológica; formação continuada; língua brasileira de sinais; IFSULDEMINAS.

Resumo

Esta pesquisa procura compreender as percepções dos professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que atuam nos cursos técnicos integrados ao Ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, Campus Poços de Caldas, com relação a inclusão de alunos surdos, usuários da Libras e qual a necessidade de uma formação continuada, a fim de tornar o ambiente de sala de aula, um ambiente mais inclusivo. Considera-se, como premissa deste estudo, a condição de muitos professores, em sua formação anterior às atuais legislações que envolvem a inclusão e a acessibilidade, não terem contado em sua grade curricular com uma formação pedagógica que pudesse suprir a necessidade de conhecimento básico para a inclusão dos alunos surdos. Diante disso, pretende-se ainda conhecer a percepção dos professores sobre a importância da Libras na educação de pessoas surdas. A metodologia delineada é a pesquisa qualitativa, tendo como método de abordagem o dialético, na fundamentação trabalharemos com autores que norteiam o tema proposto, a fim de ampliar e melhorar a relação dos docentes com os alunos surdos, a partir do conhecimento da Libras e de suas singularidades.

Biografia do Autor

Lucas Labigalini Fuini, IFSP

É Professor efetivo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)-São João da Boa Vista, onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Foi Coordenador de Extensão do IFSP-SBV entre 2021 e 2022. Foi Coordenador do Curso de Pós-graduação Lato sensu "Especialização em Humanidades" de 2018 a 2021. É docente credenciado no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFSULDEMINAS, campus de Poços de Caldas. Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (Área de Concentração em Organização do Espaço) da UNESP-Rio Claro. Tem Especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Claretiano e em Computação Aplicada à Educação Básica pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ/NEAD). Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela UNESP-Rio Claro, Pedagogia (Licenciatura plena) pela Faculdade UNAR/Araras e História (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano. Foi Professor Assistente Doutor do Curso de Geografia da UNESP, Campus de Ourinhos, entre 2011 e 2015. Atuou por 7 anos no Magistério público estadual, além de ter lecionado em universidades e escolas privadas. Tem experiência e atua na área de Geografia humana, Educação e Planejamento Territorial. Coordena e participa de projetos regulares de pesquisa da FAPESP. É parecerista de revistas científicas indexadas nacionais e internacionais e é membro do conselho editorial e científico das revistas Geografares, GeoUEL e Caderno Prudentino de Geografia. É membro dos grupos de pesquisa CNPq GETERR, DITER, "Estruturas de Governança e Desenvolvimento" e "Humanidades", sendo líder do último. É autor dos livros "Governança territorial: Conceito, fatos e modalidades" (em co-autoria, Edições Sebrae,2011), e " Território e Competitividade: relações, teorias e aplicações" (Editora Paco, 2015) , além de artigos em revistas Qualis A e Qualis B, artigos em Congressos e eventos científicos nacionais e internacionais e capítulos de livros.

Downloads

Publicado

22-12-2022