EDUCAÇÃO E SURDEZ: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EPT DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO IFSULDEMINAS, CAMPUS POÇOS DE CALDAS
Palavras-chave:
educação profissional e tecnológica; formação continuada; língua brasileira de sinais; IFSULDEMINAS.Resumo
Esta pesquisa procura compreender as percepções dos professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que atuam nos cursos técnicos integrados ao Ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, Campus Poços de Caldas, com relação a inclusão de alunos surdos, usuários da Libras e qual a necessidade de uma formação continuada, a fim de tornar o ambiente de sala de aula, um ambiente mais inclusivo. Considera-se, como premissa deste estudo, a condição de muitos professores, em sua formação anterior às atuais legislações que envolvem a inclusão e a acessibilidade, não terem contado em sua grade curricular com uma formação pedagógica que pudesse suprir a necessidade de conhecimento básico para a inclusão dos alunos surdos. Diante disso, pretende-se ainda conhecer a percepção dos professores sobre a importância da Libras na educação de pessoas surdas. A metodologia delineada é a pesquisa qualitativa, tendo como método de abordagem o dialético, na fundamentação trabalharemos com autores que norteiam o tema proposto, a fim de ampliar e melhorar a relação dos docentes com os alunos surdos, a partir do conhecimento da Libras e de suas singularidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.