DANÇA DAS MOLÉCULAS:
ATIVIDADE PRÁTICA PARA O ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES GASOSAS
Palavras-chave:
INTERDISCIPLINARIDADE, ESTRUTURA DA MATÉRIA, DANÇA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.Resumo
Diferentes teorias psicológicas da educação destacam a importância da ação do sujeito no processo de aprendizagem, de sua interação com o meio físico, cultural e social. A arte em geral, e a dança, em particular, são importantes formas de expressão cultural. tendo a dança assumido diferentes papéis no decorrer da história. Sob outro ponto de vista, a interdisciplinaridade surge como possibilidade para a superação da fragmentação do conhecimento presente nos currículos atuais. Nesse cenário, a presente pesquisa tem como objetivo abordar conceitos relacionados à estrutura da matéria, que são básicos para a compreensão de fenômenos físicos e químicos, a partir da movimentação corporal e da dança. O trabalho está sendo desenvolvido em processos colaborativos com docentes das disciplinas envolvidas e estudantes do ensino médio integrado, com base em elementos da pesquisa-ação. Além da pesquisa bibliográfica, necessária à ampla compreensão dos fenômenos a serem discutidos, os dados são coletados através observação participante e dos trabalhos produzidos pelos estudantes, sendo analisados estatisticamente, quando quantitativos e com base em elementos da análise de conteúdo, quando qualitativos. As atividades desenvolvidas e dados coletados e analisados até o momento indicam que a vivência concreta dos conceitos científicos através do movimento contribui para a compreensão dos fenômenos, auxiliando no processo de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.