LITERATURA COMO ESTRATÉGIA PARA INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS:
PROPOSTA PARA ABORDAGEM INTERDISCIPLNAR DE “O CORTIÇO”
Palavras-chave:
Literatura; Sequência Didática; Interdisciplinaridade; Educação Profissional e Tecnológica; Integração.Resumo
A leitura é ferramenta de aquisição de conhecimento, interpretação do mundo e criação de
repertório cultural. A literatura permite o encontro com diferentes contextos, transformando a percepção
do leitor e sua forma de ver/agir no mundo. Infelizmente, a realidade do Brasil é de poucos leitores de
literatura. Assim, a presente pesquisa constituiu-se na elaboração de uma sequência didática
interdisciplinar baseada no livro “O Cortiço”, como estratégia de motivação para a leitura e integração
de conteúdos curriculares. O objetivo foi investigar como a realização das atividades interdisciplinares
baseadas no livro poderiam contribuir para o desenvolvimento cultural, criticidade e formação
omnilateral. Os procedimentos metodológicos tiveram como base um processo colaborativo e
participativo com elementos da pesquisa-ação. Para a coleta de dados foram utilizados questionários,
entrevistas e a observação participante. A sequência didática, composta por um processo diagnóstico,
quatro atividades didático-pedagógicas e um processo de avaliação final, foi desenvolvido em conjunto
com docentes de língua portuguesa, gestão da produção e sociologia, do curso técnico em Administração
integrado ao Ensino Médio. Os dados ainda estão sendo analisados, mas é possível afirmar que a
participação dos estudantes foi efetiva e que a aplicação da sequência didática promoveu reflexões
críticas, discussões e estimulou a criatividade
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.