O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO ENSINO DE HISTÓRIA NO IFBA CAMPUS SALVADOR
Resumo
A pesquisa teve como objetivo geral elaborar um produto educacional, em forma de oficinas pedagógicas, que possibilite ao docente de História trabalhar seus conteúdos com vistas à promoção da autonomia e/ou criticidade dos estudantes, sem perder de vista o caráter educativo do trabalho. Como objetivos específicos destacou-se: expor o entendimento dos estudantes sobre a categoria trabalho e o ensino de História, nos cursos de Química e Edificações, no IFBA, e aplicação de duas oficinas para a elaboração do produto educacional. Possuindo como justificativa que a formação dos estudantes deve buscar formar um ser humano integral. Realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa com abordagem descritiva e fundo bibliográfico, por meio da aplicação de questionários, e de duas oficinas para os estudantes. Resultados: a absoluta maioria dos pesquisados valorizam a História; porém, a visão que tinham, do trabalho, carecia de uma perspectiva educativa. Já as oficinas demonstraram ser capazes de mobilizar os discentes no sentido da construção do conhecimento, oferecendo subsídios para o produto educacional. Como limitações da pesquisa temos: o universo amostral reduzido; o mesmo ocorrendo com a quantidade dos cursos onde ocorreram as aplicações das oficinas, e o fato do trabalho ter se concentrado num Campus somente, o de Salvador.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.