Iniciação científica para formação omnilateral

capacitação de professores da educação profissional e tecnológica

Autores

  • Robson de Paula Araujo IFSP - Mestrando ProfEPT
  • Olavo Henrique Menin IFSP Campus Sertãozinho - Prof. Dr.
  • André Luís Dias IFSP Campus Sertãozinho - Prof. Dr. https://orcid.org/0000-0001-7910-562X

Palavras-chave:

ciência, educação científica, politecnia, formação de professores, ensino médio integrado.

Resumo

A educação profissional e tecnológica (EPT) caracteriza-se pela formação omnilateral. Através do relacionamento entre educação, trabalho, cultura, ciência e tecnologia o estudante torna-se um cidadão mais criativo, crítico e consciente da sua importância na sociedade. Para a formação científica dos estudantes, especificamente, uma estratégia bastante eficaz é o desenvolvimento de projetos de iniciação científica (IC). Por outro lado, mesmo com o crescimento expressivo na quantidade de alunos e das atividades de pesquisa na última década, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) ainda apresenta espaço para aumentar o número de projetos de IC, especialmente no Ensino Médio (EM). Assim, este trabalho visa identificar as dificuldades relatadas pelos professores em relação à IC e, a partir desse levantamento, elaborar um produto educacional (PE) visando motivá-los e capacitá-los a orientar projetos de IC. O PE será um material de apoio e referência composto por livreto (.pdf) e por vídeos introdutórios, cujo conteúdo versará sobre os temas/assuntos inerentes à IC. O PE será aplicado aos professores do IFSP, Campus Sertãozinho, no segundo semestre de 2022 e será avaliado por meio de questionários, entrevistas, anotações de campo etc. Após a avaliação e eventuais ajustes e adequações, o PE será disponibilizado no Portal EduCapes e na página eletrônica do IFSP, Campus Sertãozinho.

Downloads

Publicado

22-12-2022