O O SILENCIAMENTO DAS QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Palavras-chave:
ideologia de gênero; plano municipal de educação; políticas públicas.Resumo
A recusa em promover discussões referentes às diferentes formas de expressão de gênero e sexualidades, como ocorre com a reformulação do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014/2024 e do Plano Municipal de Educação (PME) em tantos municípios brasileiros, especificamente, no município de São João da Boa Vista/SP, objeto de estudo deste trabalho, permite compreender que o processo educativo ainda é comprometido com ações e modos de pensar tidos como norma e que definem os papéis sociais. Como objetivo, buscamos analisar a construção do silenciamento das questões de gênero e diversidade sexual na educação sob o conceito “ideologia de gênero” que cresceu durante as discussões do PNE, impactando também o PME. Esses planos foram constrangidos e subalternizados pelo avanço do conservadorismo político e religioso, pautados em discursos permeados por silenciamentos, conflitos e contradições que, por vezes, afastam-se da influência e da produção do campo acadêmico, retrocedendo por um caminho de apagamento da diversidade. Mediante revisão de literatura e análise documental e exploratória, buscamos compreender o caráter persuasivo do termo “ideologia de gênero”, uma retórica antigênero que se consolidou em diferentes setores da sociedade e mobilizou a retirada dos termos sexualidade e relações de gênero também dos PME, seguindo a mesma lógica do PNE. Não identificar ou, então, não nominar as singularidades que competem às questões de gênero e sexualidades, revela o silenciamento mantido pelas estruturas hegemônicas a que estamos inseridos e, para, além disso, evidencia a ausência e a falta de espaço para essa temática no debate público.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.