O O SILENCIAMENTO DAS QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • João Paulo Ferraz de Oliveira IFSP Câmpus São João da Boa Vista
  • Lucas Labigalini Fuini IFSP Câmpus São João da Boa Vista

Palavras-chave:

ideologia de gênero; plano municipal de educação; políticas públicas.

Resumo

A recusa em promover discussões referentes às diferentes formas de expressão de gênero e sexualidades, como ocorre com a reformulação do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014/2024 e do Plano Municipal de Educação (PME) em tantos municípios brasileiros, especificamente, no município de São João da Boa Vista/SP, objeto de estudo deste trabalho, permite compreender que o processo educativo ainda é comprometido com ações e modos de pensar tidos como norma e que definem os papéis sociais. Como objetivo, buscamos analisar a construção do silenciamento das questões de gênero e diversidade sexual na educação sob o conceito “ideologia de gênero” que cresceu durante as discussões do PNE, impactando também o PME. Esses planos foram constrangidos e subalternizados pelo avanço do conservadorismo político e religioso, pautados em discursos permeados por silenciamentos, conflitos e contradições que, por vezes, afastam-se da influência e da produção do campo acadêmico, retrocedendo por um caminho de apagamento da diversidade. Mediante revisão de literatura e análise documental e exploratória, buscamos compreender o caráter persuasivo do termo “ideologia de gênero”, uma retórica antigênero que se consolidou em diferentes setores da sociedade e mobilizou a retirada dos termos sexualidade e relações de gênero também dos PME, seguindo a mesma lógica do PNE. Não identificar ou, então, não nominar as singularidades que competem às questões de gênero e sexualidades, revela o silenciamento mantido pelas estruturas hegemônicas a que estamos inseridos e, para, além disso, evidencia a ausência e a falta de espaço para essa temática no debate público. 

Biografia do Autor

Lucas Labigalini Fuini, IFSP Câmpus São João da Boa Vista

Docente do IFSP Câmpus São João da Boa Vista.

Downloads

Publicado

22-12-2022