ACOMPANHAMENTO DO(A) ESTUDANTE ATRAVÉS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL:

MÓDULO INTEGRADO DE ACOMPANHAMENTO ADAPTADO AO SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

Autores

  • LILIA CAMPOS DOS SANTOS INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ

Palavras-chave:

educação, assistência estudantil, acompanhamento

Resumo

Este trabalho descreve o desenvolvimento do produto educacional, parte integrante da Dissertação Análise da Política de Assistência Estudantil nos Institutos Federais: Um Estudo Comparativo entre o Instituto Federal da Bahia, Campus Salvador e do Amapá, Campus Macapá. Partiu-se do pressuposto que existia um desafio no acompanhamento sistematizado dos(as) estudantes através da Política de Assistência Estudantil. Acredita-se que um acompanhamento efetivo dos(as) estudantes denotará se o caminho percorrido é o mais adequado, pois a eficácia de uma política também se mede pelos seus resultados. Um dos objetivos da pesquisa foi desenvolver uma ferramenta capaz de auxiliar no acompanhamento do(a) estudante desde o acesso, permanência até o êxito educacional. Apoiada no método materialista histórico-dialético, a pesquisa foi de natureza aplicada e abordagem qualitativa. A técnica utilizada foi estudo de caso comparativo. A pesquisa apontou que há uma deficiência no acompanhamento sistemático do(a) estudante. Como resultado da pesquisa, foi desenvolvida uma ferramenta com a finalidade de organizar um espaço pedagógico que fosse capaz de acompanhar o(a) estudante na sua trajetória de ensino. Idealizou-se um módulo de assistência estudantil adaptado ao Sistema Unificado de Administração Pública, com a integralização dos setores e dos serviços e sistematização dos dados.

Downloads

Publicado

22-12-2022