COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

AS PLANIFICAÇÕES CURRICULARES DO CEETEPS

Autores

  • Vanessa Hildebrando Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Paulo Constantino Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa

Palavras-chave:

Competências socioemocionais, Educação profissional e tecnológica, Currículo, Novotec, Ensino técnico integrado, CEETEPS.

Resumo

A investigação pretendeu reconhecer como as competências socioemocionais são apresentadas nos currículos dos cursos Novotec Integrado – enfatizando o ‘Ensino Médio com Habilitação Profissional Técnica em Administração’, implantado desde 2018 nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo ligadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Para tal, utilizamos a pesquisa documental sobre os programas, com fundamentação na legislação vigente e estudos variados. Na análise dos documentos curriculares foi identificada a presença das competências socioemocionais de modo difuso, dentre outras habilidades e competências gerais previstas, ao mesmo tempo que o trabalho em grupo foi o elemento mais solicitado na prescrição, alinhada às novas diretrizes curriculares nacionais e estaduais para o ensino médio e a educação profissional

Biografia do Autor

Vanessa Hildebrando, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional – Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS. E-mail: vanhilde@gmail.com.

Downloads

Publicado

22-12-2022