COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
AS PLANIFICAÇÕES CURRICULARES DO CEETEPS
Palavras-chave:
Competências socioemocionais, Educação profissional e tecnológica, Currículo, Novotec, Ensino técnico integrado, CEETEPS.Resumo
A investigação pretendeu reconhecer como as competências socioemocionais são apresentadas nos currículos dos cursos Novotec Integrado – enfatizando o ‘Ensino Médio com Habilitação Profissional Técnica em Administração’, implantado desde 2018 nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo ligadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Para tal, utilizamos a pesquisa documental sobre os programas, com fundamentação na legislação vigente e estudos variados. Na análise dos documentos curriculares foi identificada a presença das competências socioemocionais de modo difuso, dentre outras habilidades e competências gerais previstas, ao mesmo tempo que o trabalho em grupo foi o elemento mais solicitado na prescrição, alinhada às novas diretrizes curriculares nacionais e estaduais para o ensino médio e a educação profissional
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.