O uso de podcasts para o ensino da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa no EnsinoFundamental II

Autores

  • Livia Bezerra Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
  • Rosana Ferrareto

Palavras-chave:

podcast; oralidade; ensino; Língua Portuguesa; BNCC.

Resumo

Com a evolução das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), surgem
novas formas de se comunicar, aprender e ensinar. Nesse contexto, o presente trabalho de pesquisa visa
apresentar o podcast como ferramenta digital para a prática da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa.
Como o ensino da oralidade ainda ocupa pouco espaço nas práticas pedagógicas, o objetivo do trabalho
é propor sequências didáticas para o ensino da oralidade em Língua Portuguesa utilizando a mídia
podcast. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental realizada a partir
do que expõe o documento normativo da educação básica, a BNCC, no eixo oralidade. Diante disso, a
pesquisa mostra caminhos para o ensino da oralidade integrado às propostas de sequências didáticas,
para o desenvolvimento e ampliação da competência comunicativa dos alunos por meio dos gêneros de
diferentes esferas sociais, principalmente os gêneros orais formais públicos, como a entrevista, e gêneros
orais que motivem a oralidade, como o conto. Espera-se que a proposta incentive os docentes o uso de
metodologias ativas de ensino, para preparar o aluno para as novas práticas contemporâneas de
linguagem nas esferas pessoal e profissional.

Downloads

Publicado

22-12-2022