O uso de recursos audiovisuais como uma possibilidade de estímulo cognitivo para crianças com Transtorno Espectro Autist

Autores

  • ÉRICA SAMPAIO DUTRA IFSP
  • Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues Instituto federal de ciências e tecnologia do estado de são Paulo campus são João da boa vista/mestra

Resumo

A presente pesquisa busca identificar e descrever a ação de recursos audiovisuais para a

melhoria do processo ensino-aprendizagem de crianças da educação infantil, visando principalmente às

crianças portadoras da síndrome do espectro autista. Com base na análise de recursos audiovisuais,

sugerimos uma sequência didática, trabalhando os campos da afetividade e cognição. O objetivo geral

do trabalho é propor o uso de recursos tecnológicos como instrumentos para o trabalho pedagógico com

crianças a partir de seu desempenho cognitivo e afetividade. Utilizou-se de variadas formas

metodológicas como: pesquisa qualitativa, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de

caracterização, produção de objeto de aprendizagem. O resultado obtido foi a sequência didática como

proposta de integração de um projeto de aprendizagem, com a sugestão do uso de recursos audiovisuais,

com ênfase no jogo das emoções, criado na plataforma GoConqr. Conclui-se que os recursos utilizados

no trabalho demonstram êxito para implementação em sala de aula.

Downloads

Publicado

22-12-2022