O uso de recursos audiovisuais como uma possibilidade de estímulo cognitivo para crianças com Transtorno Espectro Autist
Resumo
A presente pesquisa busca identificar e descrever a ação de recursos audiovisuais para a
melhoria do processo ensino-aprendizagem de crianças da educação infantil, visando principalmente às
crianças portadoras da síndrome do espectro autista. Com base na análise de recursos audiovisuais,
sugerimos uma sequência didática, trabalhando os campos da afetividade e cognição. O objetivo geral
do trabalho é propor o uso de recursos tecnológicos como instrumentos para o trabalho pedagógico com
crianças a partir de seu desempenho cognitivo e afetividade. Utilizou-se de variadas formas
metodológicas como: pesquisa qualitativa, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de
caracterização, produção de objeto de aprendizagem. O resultado obtido foi a sequência didática como
proposta de integração de um projeto de aprendizagem, com a sugestão do uso de recursos audiovisuais,
com ênfase no jogo das emoções, criado na plataforma GoConqr. Conclui-se que os recursos utilizados
no trabalho demonstram êxito para implementação em sala de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.