O CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS NA EPT
EMBATES HISTÓRICOS, EPISTEMOLÓGICOS E PRÁTICOS
Resumo
A proposta de ensino integral, humano e emancipador, fomentado pelos Institutos Federais de Educação, busca superar a formação dos sujeitos para além da competitividade e exploração do mercado de trabalho. Imerso nessa dinâmica, este trabalho tem como objetivo analisar em que medida o currículo orientado por competências potencializa a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e, consequentemente, contribui para a inserção do trabalho como princípio educativo. Para tanto, aborda a discussão teórica envolta no conceito de competência, salientando os embates históricos, epistemológicos e práticos da temática. A proposta é apresentar as contradições presentes nos discursos quanto ao efetivo desenvolvimento das competências e, neste caso específico, demostrar a especificidade do currículo que abarque a valorização de todas as dimensões do ser humano. Nesse sentido, o presente estudo se baseia em uma revisão bibliográfica, contemplando as análises de estudiosos do assunto. A temática é pertinente para fomentar os discursos e estudos teóricos sobre a organização curricular, contribuindo para se pensar as bases de uma concepção emancipatória na EPT. Como resultado, tem-se que a perspectiva do currículo educacional deve se pautar pelo deslocamento do eixo ensino para se primar pela aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.