GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS INTEGRADORES NA FORMAÇÃO DOCENTE DA EPT

Autores

  • BRÁULIO JOSÉ DE OLIVEIRA PEREIRA UFOB

Resumo

Trata-se de um relato da elaboração de um Guia de Projetos de Cursos Integradores, fruto de uma pesquisa do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal da Bahia (ProfEPT), cujo tema abordou os cursos de formação pedagógica para os docentes graduados não licenciados dos institutos federais (IF). A perspectiva pedagógica do ensino integrado busca uma organização curricular que promova a formação humana em suas múltiplas referencialidades, sejam elas física, mental, cultural, política ou social. O estudo descreveu o cenário de formação proposto pelos IF aos seus professores não licenciados. Os resultados apontam que os projetos negligenciam temas como trabalho como princípio educativo, interdisciplinaridade, contextualização e transformação da realidade social, considerados elementos orientadores em práticas pedagógico-curriculares integradoras. Assim, foi proposto um instrumento que norteia os professores envolvidos com a proposição de cursos de formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica, de maneira que ofereçam parâmetros de arranjos curriculares alinhados à perspectiva do ensino integrado de cunho politécno.

Downloads

Publicado

22-12-2022