Educação financeira: uma análise comparada dos currículos de ensino técnico integrado ao médio nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo
Palavras-chave:
Educação, Finanças, EconomiaResumo
INTRODUÇÃO
A educação econômica e financeira vem sendo incentivada como política pública, dada a sua relevância e impacto sobre os indivíduos e suas famílias. Sua presença na educação se consubstancia, entre outros documentos, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio brasileiro e em publicações de organismos internacionais (ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT, 2015).
O objetivo deste estudo foi comparar as propostas curriculares do ensino técnico integrado ao ensino médio nas escolas técnicas estaduais (Etecs) de São Paulo ligadas ao Centro Paula Souza, com foco na presença de disciplinas, componentes curriculares ou competências ligadas à educação financeira nestas planificações.
FUNDAMENTAÇÃO
A pesquisa comparada (BEREDAY, 1964; ADAMSON; MORRIS, 2015) foi a estratégia metodológica adotada para a análise curricular. A justificativa para seu desenvolvimento foi embasada nas possíves contribuições educacionais e sociais da alfabetização financeira (ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT, 2015) no âmbito do ensino técnico de nível médio, ao fomentar a reflexão sobre o sistema público estadual paulista, composto pelas referidas escolas técnicas e faculdades de tecnologia.
METODOLOGIA
A pesquisa documental, de natureza qualitativa e exploratória, empregou o instrumental para justaposição e comparação dos textos curriculares (p.ex., CENTRO PAULA SOUZA, 2012), nos moldes preconizados por Bereday (1964) e Adamson e Morris (2015), com a elaboração de critérios de compatibilidade, o mapeamento de semelhanças e diferenças, a disposição em matrizes e quadros comparativos para a produção das hipóteses e inferências ligadas ao objeto de estudo fundamental – a educação financeira na educação profissional técnica. Foram selecionados 16 planos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, que promovessem uma amostragem de 8 eixos tecnológicos ofertados pelas Etecs, com atenção aos que possuíssem maior número de matrículas dentre as 223 escolas distribuídas pelo Estado, no primeiro semestre de 2021.
PRODUTO EDUCACIONAL
Foram elaborados quadros comparativos contendo a justaposição dos 16 textos curriculares, a partir de categorias suscitadas na investigação, a saber: ocorrências identificadas nos conteúdos (bases científicas ou tecnológicas); mapeamento da alfabetização financeira no rol de competências pessoais, gerais ou profissionais; mapeamento das competências ligadas à educação financeira (ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT, 2015) no ementário ou qualquer outra parte dos documentos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Entre os resultados, somente 1 plano de curso (Modelagem do Vestuário) citou o desenvolvimento de competências pessoais relacionadas à educação financeira. Não foram verificadas menções específicas ao diagnóstico pessoal, emprego de recursos ou hábitos de consumo, poupança ou investimento. Na seção dedicada ao rol de competências pessoais nos planos, não ocorreu menção à educação financeira. 14 dos 16 planos mencionavam a “educação financeira” como tema transversal a ser abordado no componente curricular “Matemática”, em uma das 3 séries, sem qualquer indicação adicional. No ementário, somente o Técnico em Administração apresentou elementos de competências ligadas à educação financeira desdobrados em componentes curriculares, habilidades e conhecimentos, mas o faz em razão da natureza de sua atuação profissional. Os planos de curso do Técnico em Nutrição e Dietética e Técnico em Agronegócio apenas mencionam, em uma linha, a aquisição de certas competências correlatas ao tema. Embora identifique-se a necessidade de inserção da educação econômica e financeira na BNCC, não há disciplina específica na parte da formação geral.
CONCLUSÃO
Nos planos curriculares examinados, a educação financeira é apenas sugerida entre os componentes curriculares da BNCC, e praticamente ignorada entre os componentes específicos da parte profissional.
As abordagens específicas da educação financeira para a atuação profissional também se apresentaram insuficientes, com exceção do curso Técnico em Administração. Analisar estas estruturas curriculares é uma maneira de compreender as possibilidades de inserir decisivamente a educação econômica e financeira na educação profissional técnica de nível médio. Novos estudos serão empreendidos, a partir desta exploração inicial.
REFERÊNCIAS
ADAMSON, Bob; MORRIS, Paul. Comparações entre currículos. In: BRAY, M. et al. Pesquisa em Educação Comparada: abordagens e métodos. Brasília: Liber Livro, 2015. p.345-368.
BEREDAY, G. Z. F. Comparative Method in Education. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1964.
Centro Paula Souza. Plano de curso - Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Plano 213. Circulação restrita. São Paulo: CEETEPS, 2012.
Organisation for Economic Co-operation and Development. Core competencies framework on financial literacy for youth. Paris: OECD, 2015.
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