As Contribuições das metodologias ativas para a aprendizagem do aluno da educação profissional e tecnológica:

Revisão de literatura.

Autores

  • Ariani Delôr Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Raquel Vidigal Santiago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica., Metodologia ativa., Aprendizagem ativa., Ensino-aprendizagem.

Resumo

INTRODUÇÃO

A escola conhecida como “tradicional”, está em descrédito no século 21, tendo em vista que pesquisas atuais apontam para a inovação na educação objetivando o sucesso escolar. Sendo assim, o ensino convencional, com o professor transmitindo conhecimento aos alunos ouvintes e passivos, tende a ser substituído por métodos de ensino inovadores, que coloca o estudante como sujeito ativo, tornando-o centro do seu processo de aprender.

Desse modo, as novas técnicas de ensinagem visam garantir uma educação autônoma, em que o aprendiz seja o protagonista de todo o planejamento escolar, e este deve ser baseado em suas experiências sociais.

Segundo Anastasiou (2015), o termo ensinagem refere ao ato de ensinar e apreender, sob a parceria dos principais personagens da prática educativa docente/discente. Ainda de acordo com a autora “[...] no processo de ensinagem, a ação de ensinar está diretamente relacionada à ação de apreender, tendo como meta a apropriação tanto do conteúdo quanto do processo” (ANASTASIOU 2015, p. 24).

Desta maneira compreendemos que a terminologia da palavra exemplifica o seu significado, que vai além da práxis do aprendizado; ela enfatiza que a ensinagem é a atuação do ensinar, mas também da assimilação do apreender, este se caracteriza como a absorção de novas informações.

E uma das maneiras de adquirir esse conhecimento é através das tecnologias da informação e comunicação, conhecida pela sigla TICs, que aliás é uma das ferramentas utilizadas pelas metodologias ativas para um ensino-aprendizagem rico e estimulante. Visto que, as tecnologias digitais contribuem para uma educação plena; trazendo grandes desafios, e promovendo competências, como: criticidade, criatividade, empreendedorismo e aprendizagem de forma personalizada e compartilhada. (BACICH; MORAN, 2018).

Além disso, acreditamos que os métodos de ensino ativo proporcionam que estudantes desenvolvam conhecimentos para além do âmbito educacional, que criem capacidades para viver em sociedade e para o mercado de trabalho. Diante disso, identificamos a necessidade de se repensar o ensino, reformular e readaptar a educação.

Conforme estas reflexões, esse trabalho tencionou em pesquisar sobre as contribuições das metodologias ativas para a aprendizagem do aluno, considerando que a realidade do cenário educativo pede mudanças com premência.

Escolhemos a modalidade de ensino profissional e tecnológico, pois o curso de pós graduação lato sensu em docência na EPT nos permitiu questionar a respeito desta etapa específica da educação escolar, e seus benefícios para o aprendizado do educando.

Os procedimentos ativos é um tema que está em ascensão no atual contexto escolar; muito se indaga a respeito, mas poucas pessoas sabem de fato sua real colaboração na prática didática e mais propriamente no aprendizado do discente.

A finalidade da pesquisa é ser instrumento de conhecimento, para que professores, gestores e comunidade pedagógica, possam estar em contato com métodos ativos, perceber sua relevância na educação e aplicar essas técnicas na prática do trabalho em sala de aula, para que os aprendizes tenham êxito escolar e na vida profissional.

A primeira seção (Referencial Teórico) procura demonstrar a concepção da aprendizagem ativa e suas características, bem como a conceituação das metodologias, e sua significância para o ensino. A segunda (Métodos) aborda sobre os procedimentos utilizados na pesquisa, categorizando as produções acadêmicas por categoria a partir da similaridade entre eles. E o derradeiro (Resultados e discussões) identifica a contribuição do método ativo e como favorece na formação do educando no campo da EPT.

A proposta metodológica deste estudo é a pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo; foram analisados 15 artigos científicos, os quais foram encontrados no site do Google acadêmico, pela busca de Metodologias ativas na educação profissional.

Com base no exposto acima, foi selecionado a seguinte questão de investigação: Quais as contribuições das metodologias ativas para a aprendizagem do aluno da educação profissional e tecnológica?

Ao final, com o levantamento de dados suficientemente analisados permitiu-se a elaboração de uma resposta ao problema inicial; verificando que os objetivos foram atendidos.

Downloads

Publicado

05-10-2021