Uma Proposta de sequência didática para alunos do ensino médio integrado em automação industrial acerca das tecnologias da Indústria 4.0 e impactos na sociedade
Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado, Educação Profissional e Tecnológica, Indústria 4.0, Formação IntegralResumo
O conceito de Indústria 4.0 é composto por diversos pilares que integram tecnologias como: sistemas cyber físicos, Big Data, inteligência artificial, serviços de computação na nuvem, internet das coisas, entre outras. Os objetivos da Indústria 4.0 são alcançar altos níveis de eficiência operacional e produtividade, como também mais altos níveis de automatização (LU, 2017), que podem provocar profundas modificações na relação de trabalho e atividades produtivas. Neste sentido, o objetivo desse trabalho é investigar, desenvolver e analisar a concepção dos alunos a partir de uma formação integral que interroga as relações que vem sendo estabelecidas entre Indústria 4.0 com o mundo da produção, da tecnologia, educação e trabalho, gerando motivação e aprendizagens que contribuam com a formação integral dos alunos do ensino médio integrado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.