Uma Proposta de sequência didática para alunos do ensino médio integrado em automação industrial acerca das tecnologias da Indústria 4.0 e impactos na sociedade

Autores

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Educação Profissional e Tecnológica, Indústria 4.0, Formação Integral

Resumo

O conceito de Indústria 4.0 é composto por diversos pilares que integram tecnologias como: sistemas cyber físicos, Big Data, inteligência artificial, serviços de computação na nuvem, internet das coisas, entre outras. Os objetivos da Indústria 4.0 são alcançar altos níveis de eficiência operacional e produtividade, como também mais altos níveis de automatização (LU, 2017), que podem provocar profundas modificações na relação de trabalho e atividades produtivas. Neste sentido, o objetivo desse trabalho é investigar, desenvolver e analisar a concepção dos alunos a partir de uma formação integral que interroga as relações que vem sendo estabelecidas entre Indústria 4.0 com o mundo da produção, da tecnologia, educação e trabalho, gerando motivação e aprendizagens que contribuam com a formação integral dos alunos do ensino médio integrado.

Biografia do Autor

Andre Luis Dias, Instituto Federal de São Paulo Câmpus Sertãozinho

Atualmente é professor do Instituto Federal de São Paulo, na área de elétrica e computação, trabalhando com áreas de pesquisa em Machine Learning, Acionamentos de Máquinas Elétricas, Cloud Computing, Automação Inteligente e Produção de Recursos Educacionais para EPT. Doutor (2019) e mestre (2014) em Engenharia Elétrica na área de Concentração de Sistemas Dinâmicos pela Universidade de São Paulo (USP), graduação em Engenharia Mecatrônica (2007) pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou como engenheiro na empresa Siemens Ltda nas divisões de automação de processos e acionamentos, fábrica digital e gerenciamento de energia (2007-2016).

Downloads

Publicado

05-10-2021