Oficina didático-pedagógica com o filme 'The Wall' para a formação crítico-reflexiva de professores do ensino básico conforme preceitos da educação politécnica.

Autores

  • Silvana Baratto IFSP
  • Olavo Henrique Menin

Resumo

INTRODUÇÃO

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) objetiva a formação integral do indivíduo, que pressupõe-se um ser único, ou seja, sem a fragmentação entre pensar e fazer que a histórica divisão social do trabalho impõe ao indivíduo. Há tempos, no entanto, tem se discutido o fato da educação básica brasileira ser fragmentada e não ensinar o aluno a pensar criticamente sua realidade. É a partir dessa problemática que o presente projeto se origina, cuja proposta é a criação, a aplicação e a análise de uma oficina didático-pedagógica com base no filme “The Wall” que incentive a reflexão crítica sobre a prática docente. A oficina será aplicada aos estudantes do curso Formação de Docentes para a Educação Básica, do IFSP, Câmpus Sertãozinho, e espera-se que ela  desperte nesse público a problematização da realidade de modo a ressignificar suas práticas e contribua  com a aprendizagem de práticas docentes crítico-reflexivas.

FUNDAMENTAÇÃO

Os principais autores que norteiam este estudo são Freire (1997),  que respalda a essência da pesquisa e do produto educacional, fundamentando sua abordagem de ensino;  Gatti (2019), que fundamenta e explica de forma bastante crítica o público a ser trabalhado e  Vygotsky (2010), que sustenta a teoria de aprendizagem utilizada no produto educacional.

METODOLOGIA

A investigação do processo será feita pela pesquisa-ação. Seu registro ocorrerá por meio de anotações em diário, discussão e gravação.  Para a análise dos dados será empregado o método da Hermenêutica-dialética. A fim de conhecer melhor o público a ser trabalhado, será empregada uma pesquisa diagnóstica, no início do processo e outra, no final do processo.

PRODUTO EDUCACIONAL

O produto educacional a ser desenvolvido neste projeto é uma oficina didático-pedagógica com o filme “The Wall” (1982). O  filme narra a história do personagem Pinky, desde sua infância até a vida adulta. Ao longo deste percurso, são apresentados, de forma crítica, os seguintes tópicos: a guerra e suas consequências; a escola que aliena e agride, na figura de um professor autoritário; a inexistência de afetividade nas relações, sejam educativas, familiares, sociais;  o imperativo de uma sociedade focada no consumismo, no capital e na exploração do outro (características do capitalismo, o qual é muito criticado ao longo de toda a produção); a barbárie política que subjuga uma sociedade e vilipendia o ser humano; a condenação da estética, do lírico, do criativo, do crítico e do reflexivo.  A oficina se dividirá em três momentos. No primeiro momento, o público-alvo fará a leitura do segundo capítulo do livro  “Pedagogia do oprimido” (Freire, 1987). Em seguida, assistirá ao ao trecho do filme “The Wall” correspondente música “Another brick in the wall – part II. Será, então, proposta uma discussão a fim de que os estudantes expressem suas percepções sobre os temas abordados no texto de Freire e no trecho do filme, bem como  encontrem relações entre eles e a realidade do ensino que vivenciam e praticam.  No segundo momento, o público-alvo assistirá ao filme “The Wall”, na íntegra. Após a exibição desse, será  proposta ao grupo  uma análise da produção por um viés  crítico-reflexivo, de modo que apontem quais as mensagens transmitidas, quais os pontos-chaves a serem pensados e problematizados. Por fim, no terceiro momento, o público-alvo será organizado em grupos por áreas afins e cada grupo desenvolverá uma atividade prática (que contenha o viés crítico-reflexivo), que será apresentada aos demais grupos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados obtidos até o momento resumem-se em uma extensa revisão bibliográfica bem como na idealização e elaboração do produto educacional. Devido à pandemia de Covid-19, no entanto, o produto educacional ainda não foi aplicado.

CONCLUSÃO

Até o momento, conclui-se que a temática abordada é de grande relevância para a a educação em geral e especialmente para EPT e que o produto educacional é perfeitamente viável de ser aplicado e possuí potencial para contribuir para a construção de práticas docentes crítico-reflexivas.

REFERÊNCIAS

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

_________.Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GATTI, B. A. et al . Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

IVIC, I. Lev Semionovich Vygotsky; Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

Downloads

Publicado

05-10-2021