Atividade didática sobre Fake News e Google Acadêmico na Educação Profissional e Tecnológica de Jovens e Adultos

Autores

  • Andreza De Souza Fernandes IFSP_CÂMPUS SERTÃOZINHO
  • Riama Coelho Gouveia IFSP-CÂMPUS SERTÃOZINHO

Palavras-chave:

EJA sequência didática internet pesquisa

Resumo

Este trabalho apresenta e discute uma das atividades da
sequência didática “Pesquisa de informações na internet”
desenvolvida durante o mestrado ProfEPT. A sequência didática tratou das tecnologias de comunicação e informação contemporâneas na educação de jovens e adultos, para o
desenvolvimento acadêmico e de consciência crítica. A pesquisa foi desenvolvida com elementos da pesquisa-ação educacional (Tripp, 2005). Para a coleta de dados foram usados questionários e observação participante (Gil, 2008) e os dados obtidos foram classificados, organizados e representados em gráficos e tabelas. As atividades didáticas foram aplicadas em turma de 1º ano do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA do IFSP Campus Sertãozinho. Para o desenvolvimento da atividade sobre FakeNews e Google Acadêmico foram elaborado panfletos, para destacar as questões mais importantes sobre a confiabilidade das notícias, e uma apostila, para detalhar o procedimento de busca em plataforma científica.
Na primeira parte da aula foram dadas orientações para que fossem capazes de avaliar informações falsas e fontes de informação seguras. Na segunda parte, foi apresentado o Google Acadêmico uma ferramenta de busca de informação científica confiável. Houve atenção e participação efetiva dos estudantes na atividade: 86% dos alunos avaliaram a aula e seu interesse nela com nota 10, e para os 14% restantes a nota foi 9.
Sobre a aprendizagem e o material didático - apresentação gráfica, linguagem, conteúdo e organização - todos os estudantes consideraram plenamente satisfatório.
Apenas 15% dos estudantes se manifestaram de forma
aberta e positiva: “É importante saber do site Google Acadêmico”, “Ótimo sem palavras” e “Aprendemos muito”.
Na avaliação final do bimestre, três questões de múltipla escolha trataram do tema. Nas duas primeiras, sobre formas de verificação das fontes de informação, 92% e 100% dos
estudantes acertaram. A terceira questão tratou sobre o tipo
de informação disponível no Google Acadêmico, havendo acerto de 58% dos estudantes. A pesquisa mostrou que o produto educacional desenvolvido pode contribuir com a prática educativa de forma ampla, podendo ser utilizado em qualquer curso de mesma modalidade e até mesmo em quaisquer cursos da EJA.

Downloads

Publicado

05-10-2021