Arte e Ciências da Natureza: proposta de atividade interdisciplinar para a Educação Profissional e Tecnológica
Resumo
INTRODUÇÃO
Os Institutos Federais foram criados na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica e o ensino médio integrado tem como proposta a formação omnilateral e compreende a interdisciplinaridade como forma de articulação entre os diferentes campos do saber. Nesse contexto, o presente trabalho discute as contribuições de um concurso de fotografia sobre ciências da natureza para a aprendizagem e para a formação integral dos estudantes.
FUNDAMENTAÇÃO
A arte, na escola, deve impulsionar a aprendizagem, permitindo aos estudantes a vivência de múltiplas experiências expressivas, desenvolvendo a autonomia, a autoria, a ação criativa, a cultura e o conhecimento sensível (Cunha; Fischer, 2009; Iavelberg, 2009). As artes visuais, especificamente, são uma forma de expressão não verbal que inclui aspectos sensíveis, intuitivos, estéticos e cognitivos, sendo um dos exemplos a fotografia. Na escola, uma metodologia interessante é colocar a “máquina
fotográfica” na mão dos estudantes (Park, 2001) e existem trabalhos na literatura que mostram experiências positivas
de uso da fotografia em parceria com história, geografia e sociologia (Travassos, 2001).
METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa exploratória prioritariamente qualitativa, com elementos da pesquisa-ação (Thiollent, 2008). Os dados foram coletados por meio de análise bibliográfica e documental, questionários e entrevistas (Gil, 2008) e a análise feita por meio da organização, divisão em partes, relação entre as partes e identificação de padrões e tendências (Ludke; André, 2013).
PRODUTO EDUCACIONAL
O produto educacional deu-se em três fases: exploratória, identificando como ocorre o ensino de artes no IFSP campus Sertãozinho e no IFSULDEMINAS campus Passos; de aplicação, com a realização do concurso de fotografia sobre ciências da natureza com estudantes do ensino médio integrado dos dois campi, que envolveu a elaboração do regulamento, divulgação, recebimento de inscrições, seleção e divulgação dos finalistas, votação popular e júri técnico e artístico e divulgação dos vencedores; de análise das fotografias, textos que as acompanhavam e impressão de participantes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Foram inscritas 71 fotografias, todas compatíveis com a proposta e apresentando a explicação científica solicitada, sendo 32 de estudantes do curso técnico em automação industrial integrado e 39 de estudantes do curso técnico em química, ambos integrados ao ensino médio e ambos do campus Sertãozinho do IFSP. As fotos foram inscritas por categorias, sendo 10 em astronomia, 39 em biologia, 7 em física, 5 em geociências, 7 em química e 3 em outros As fotografias foram analisadas por uma equipe multidisciplinar atendendo aos critérios propostos no edital: qualidade técnica, composição artística da imagem,
coerência da obra e criatividade. Foram selecionadas 15 fotografias finalistas (Fig. 1), divulgadas através das redes sociais e em site específico. Passando por novo júri técnico e artístico foram selecionadas as fotos vencedoras em cada categoria e por votação popular nas redes sociais Fig. 1 Algumas finalistas do concurso de fotografia
Fonte: Concurso de Fotografia sobre Ciências da Natureza
Os registros fotográficos mostram que os estudantes exerceram a criatividade através de uma forma de expressão não verbal. Algumas das explicações fornecidas, como em “O efeito joule é um fenômeno que consiste na conversão de energia em calor, ele ocorre quando um corpo é atravessado por energia elétrica. No experimento é usado uma esponja de aço, e em contato com uma corrente elétrica ela se aquece e começa a queimar.”, evidenciam que a atividade aliou a arte à ciência, demandando pesquisa e aprendizagem dos objetos e fenômenos fotografados.
CONCLUSÃO
O produto educacional atingiu o objetivo, pois os estudantes exercitaram a criatividade e o sentimento de autoria e estabeleceram relações concretas entre a arte e as ciências naturais, representando uma efetiva contribuição ao processo de aprendizagem e à formação integral. O concurso é apenas uma das inúmeras possibilidades de se trabalhar a arte de forma integrada. O próprio concurso pode ser explorado de outras formas, sendo um recurso que cada educador pode adaptar para sua realidade e necessidade.
REFERÊNCIAS
CUNHA, C M; FISCHER, J. Ensino da arte e leitura de imagem.
Educere – IX Congresso Nacional de Educação. 2009- PUCPR
IAVELBERG, R. Arte-educação modernista e pós-modernista: fluxos São Paulo: s.n., 2015
GIL, A C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Editora Atlas S. A.
6.ed. São Paulo. 2008
LUDKE, M; ANDRE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013
PARK, M. B.. Possibilidades de uso da fotografia na elaboração de projetos pedagógicos. Resgate: Revista Interdisciplinar Cultura, v. 9, n. 1, 2001
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação.São Paulo:Cortez, 2008.
TRAVASSOS, L. E. A fotografia como instrumento de auxílio no ensino da Geografia .Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 1, n. 2, 2001
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