Autores
-
Heloisia Carneiro de Souza
Instituto Federal Goiano -Campus Ceres
-
Luiz Mário Lopes Cardoso
Secretaria de Estado da Educação/GO, Jussara
-
Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso
Instituto Federal Goiano - Campus Ceres
Palavras-chave:
educação profissional e tecnológica, educação pública, formação humana, institutos federais
Resumo
Este texto propõe em seu objetivo investigar a importância dos Institutos Federais de
Educação, Ciência e Tecnologia (IFE's) para a educação brasileira. Este trabalho tem natureza
qualitativa e busca a relação existente entre o IFE's e a formação humana integral. A técnica de pesquisa
utilizada foi a revisão bibliográfica, objetivando a revisão dos estudos. Nos resultados e discussões, vale
ressaltar que, IFEs integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, se
fundamenta na politecnia, na formação humana e na plena conscientização política e social. Concluímos
que contudo, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são entidades de ensino público
que impõem um desafio à produção e democratização do conhecimento, posicionando o ser humano
como o agente central da transformação social
Biografia do Autor
Heloisia Carneiro de Souza, Instituto Federal Goiano -Campus Ceres
Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) Campus Ceres (2023). Licenciada em Pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins (2009). Possui Especialização em Educação Infantil (2012) e Psicopedagogia Clínica e Institucional (2020). Professora efetiva da rede municipal de Guarinos-GO. Atua na pesquisa científica principalmente sobre os temas: Educação; Educação Profissional e Tecnológica; História da Educação Profissional.
Luiz Mário Lopes Cardoso, Secretaria de Estado da Educação/GO, Jussara
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Instituto Federal Goiano do Campus Ceres (2023). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns (1998) e graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Tocantins (2011). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Goiás (2000), Matemática e Estatística pela Universidade de Lavras (2001), Gestão Empresarial e de Negócios pela Universidade Católica de Goiás (2007), Tecnologia em Educação pela Puc-Rio (2010) e Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Atualmente é parecerista de dois periódicos científicos nacionais. É Professor PIV pertencente ao quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, desde 1999. Neste período ocupou o cargo de diretor da Escola Agrícola Comendador João Marchesi de 2001 a 2007. Foi Subsecretário Regional de Educação de Jussara de 2007 a 2018. No presente momento está lotado no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Maria Tereza Garcia Neta Bento. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão escolar, práticas pedagógicas e docência. Participa do Grupo de Pesquisa sobre Saúde da Criança e do Adolescente (GPSaCA - https://www.gpsaca.com.br). Para contato: luiz.cardoso@seduc.go.gov.br / luiz.mario@estudante.ifgoiano.edu.br.
Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres
Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (1992), Licenciatura Plena com Habilitação em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Bacharel em Direito pela UniEvangélica (2022). Especialista em Controladoria e Finanças pela PUC-GO, Mestre em Administração pela PUC - Minas (2005) e Doutor em Administração pela Universidade de Brasília - UNB / Universidad Jaume I - UJI - Espanha (2016). Professor Visitante da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2023). Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Professor permanente credenciado no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do IF Goiano Campus Ceres e no Programa de Mestrado em Administração do IF Goiano Campus Rio Verde. Tem experiência na área de Administração e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Empreendedorismo, Arranjos Produtivos Locais ou Clusters, Spin-Offs, Direito e Justiça, Educação Profissional e Tecnológica.