PROJETO BORDADO
O ARTESANATO COMO TEMÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Palavras-chave:
artesanato, bordado, projetos, interdisciplinaridade, educação educação profissional e tecnológicaResumo
Considerando a necessidade de uma formação integral na Educação Profissional e Tecnológica, esta pesquisa aponta a abordagem contextualizada e interdisciplinar de um Projeto de Trabalho buscando a articulação entre o trabalho e a educação. O objetivo da pesquisa é investigar as contribuições para a interdisciplinaridade e para a integração de conteúdos que podem ser oferecidas pelo desenvolvimento de um produto educacional na forma de um Projeto de Trabalho com a temática do bordado. A abordagem da pesquisa tem caráter qualitativo e o procedimento utiliza-se de elementos da pesquisa-ação. Dentro do rol das disciplinas participantes, no cronograma de atividades, houve aulas expositivas, dialogadas e oficinas práticas para o desenvolvimento das questões que envolvem o projeto com as especificidades de cada área do conhecimento. O projeto foi a base para a construção de um produto educacional que pode ser replicado parcial ou integralmente por professores em diferentes níveis de ensino da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em diferentes habilitações. Outras temáticas também podem ser exploradas, a partir do mesmo processo metodológico, de acordo com os contextos educacionais.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.