PROJETO BORDADO

O ARTESANATO COMO TEMÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

  • Vanessa Balbao IFSP
  • Riama Coelho Gouveia IFSP

Palavras-chave:

artesanato, bordado, projetos, interdisciplinaridade, educação educação profissional e tecnológica

Resumo

Considerando a necessidade de uma formação integral na Educação Profissional e Tecnológica, esta pesquisa aponta a abordagem contextualizada e interdisciplinar de um Projeto de Trabalho buscando a articulação entre o trabalho e a educação. O objetivo da pesquisa é investigar as contribuições para a interdisciplinaridade e para a integração de conteúdos que podem ser oferecidas pelo desenvolvimento de um produto educacional na forma de um Projeto de Trabalho com a temática do bordado. A abordagem da pesquisa tem caráter qualitativo e o procedimento utiliza-se de elementos da pesquisa-ação. Dentro do rol das disciplinas participantes, no cronograma de atividades, houve aulas expositivas, dialogadas e oficinas práticas para o desenvolvimento das questões que envolvem o projeto com as especificidades de cada área do conhecimento. O projeto foi a base para a construção de um produto educacional que pode ser replicado parcial ou integralmente por professores em diferentes níveis de ensino da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em diferentes habilitações. Outras temáticas também podem ser exploradas, a partir do mesmo processo metodológico, de acordo com os contextos educacionais.

Publicado

06-12-2023