FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Palavras-chave:
Educação continuada, Educação Profissional e Tecnológica, Desafios e Enfrentamentos, Perfil DocenteResumo
Esta pesquisa, ainda em andamento, tem como objetivo geral entender qual o perfil docente de professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de São Paulo, campus Sertãozinho, se eles possuem formação pedagógica e/ou formação específica em EPT. São utilizadas ferramentas de pesquisa bibliográfica, documental para se conhecer os saberes docentes necessários para a prática e o perfil docente de formação dos professores e conhecer os cursos de formação inicial e continuada específicos para Educação Profissional e Tecnológica que são ofertados pelo IFSP. De um total de 106 docentes, apenas 81,13% possuem algum nível de formação pedagógica. Na próxima etapa da pesquisa, serão realizadas entrevistas com roteiros semi estruturados junto aos atores envolvidos para entender os impactos da formação pedagógica e da formação específica em EPT em sala de aula, a fim de compreender as dificuldades e desafios enfrentados pelos docentes em suas práticas pedagógicas. Ao final pretende-se construir a ementa de um curso de formação continuada de professores como implicação dos resultados obtidos ao final da pesquisa.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.