NOVO ENSINO MÉDIO NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO

ADEQUAÇÕES E ENFRENTAMENTOS

Autores

  • Gabriel Rodrigues Daumas Marques IFF
  • Heloisa Amado
  • Jéssica Dias

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Reforma do Ensino Médio, SINASEFE

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar possíveis adaptações e enfrentamentos ao Novo Ensino Médio na rede federal de ensino brasileira, destacando ações, documentos e/ou posicionamentos do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), ao longo do ano de 2023. Utilizamos como fontes da pesquisa as redes sociais e três transmissões protagonizadas pela entidade representativa de docentes e técnico-administrativos da Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Identificamos um protagonismo estudantil e sindical para criticar a materialização do Novo Ensino Médio (NEM), enfrentando consequências como desprofissionalização, precarização do trabalho docente, privatização e dificuldades de acesso ao conhecimento. Por meio de atividades presenciais e virtuais, o Movimento Estudantil e o SINASEFE, dentre outras entidades, disputam os rumos do Ensino Médio no país, incidindo sobre e acompanhando as movimentações do Ministério da Educação e da própria Câmara de Deputados. Nosso trabalho é um primeiro produto de Projeto de Pesquisa-Extensão submetido e aprovado no Instituto Federal Fluminense. O abaixo-assinado pela revogação do NEM e campanhas e atos nas ruas foram ações significativas nas disputas existentes entre adequar ou revogar o NEM nas instituições federais de ensino.

Publicado

06-12-2023