ELABORAÇÃO DE UM GUIA ORIENTATIVO SOBRE TIPOS, CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO BASEADA EM PROJETOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Cecília Souza de Jesus IFSP - Campus Sertãozinho
  • Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues Instituto Federal de São Paulo - Campus São João da Boa Vista

Palavras-chave:

guia orientativo, avaliação, EPT, projetos, instrutmentos de avaliação, ensino médio integrado

Resumo

 A proposta desta pesquisa parte da observação no ensino médio com habilitação técnica em design de interiores, sobre um acúmulo de atividades avaliativas quando se trata de projetos e desenho técnico. Há dificuldade dos alunos em compreender como são as avaliações das disciplinas técnicas, em especial as que possuem foco em projetos, com o que se pede e o que se avalia. Essa inquietação advém também do uso inadequado dos instrumentos e critérios de avaliação por projetos, o que resulta na insatisfação dos alunos. Diante dessa problemática, buscamos evidenciar a forma mais adequada de avaliar de acordo com os tipos de avaliações, instrumentos e critérios. Esta pesquisa será realizada com o segundo ano do ensino médio integrado, em uma escola estadual, no Centro Paula Souza, nas disciplinas da área profissionalizante no curso do ensino médio com habilitação técnica em Design de Interiores. Será realizada análise documental, bibliográfica e levantamento por meio de questionários. Como produto educacional, será desenvolvido um guia orientativo para a elaboração de avaliações a partir de oficinas para docentes. Os resultados esperados propõem um trabalho de avaliação por projetos, usando metodologias ativas. A intenção é que este guia seja importante e relevante para qualquer área que trabalhe com projetos.

Biografia do Autor

Cecília Souza de Jesus, IFSP - Campus Sertãozinho

Pesquisadora na área da Educação Profissional e Tecnológica

Linha de Pesquisa: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica

Formação Acadêmica:
Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica - Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Sertãozinho
Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT)
Licenciatura Plena em Pedagogia
Especialização Atendimento Educacional Especializado AEE
MBA em Gerenciamento de Projetos
Graduação e Licenciatura em Sistemas de Informação
Técnica em Eletrônica

Formação Profissional:
Coordenadora Pedagógica na ETEC Vasco Antonio Venchiarutti
Professora do SENAC LAPA TITO  2012/2014
Professora Ensino Médio e Técnico no Centro Paula Souza desde outubro/2010
Gerente de Projetos de TI - TELESP/TELEFONICA
Técnica em Comutação e Transmissão de Dados - 1993-2011


Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues, Instituto Federal de São Paulo - Campus São João da Boa Vista

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (Linguística Cognitiva, Unesp, 2012), com estágio de Pós-Doutorado realizado no Departamento de Ciências Cognitivas da Case Western Reserve University, em Cleveland, Ohio, EUA (2018/2019). Mestre em Linguística (Argumentação e Retórica, Unifran, 2008). Especialista em Design Instrucional (Unifei, 2015) e em Língua Inglesa (Unifran, 2006). Licenciada em Letras - Português/Inglês (Unifeg, 1997). É professora EBTT, câmpus São João da Boa Vista, e Docente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), câmpus Sertãozinho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Coordena a Pós-Graduação Lato SensuEspecialização em Informática na Educação. É líder do Grupo de Pesquisas em Comunicação Científica aCOMTECe. Atua, como pesquisadora, nas seguintes linhas: Linguística Cognitiva, Linguística Aplicada e Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, a partir dos temas: Comunicação Científica, Escrita como processo de aprendizagem, Narrativa Cognitiva, Semântica de Frames, Multimodalidade na Linguagem, Argumentação e Retórica, Tecnologia e Educação, Metodologias Ativas, Aprendizagem Móvel, Formação de Professores e Avaliação.

   

Publicado

06-12-2023