ELABORAÇÃO DE UM GUIA ORIENTATIVO SOBRE TIPOS, CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO BASEADA EM PROJETOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Palavras-chave:
guia orientativo, avaliação, EPT, projetos, instrutmentos de avaliação, ensino médio integradoResumo
A proposta desta pesquisa parte da observação no ensino médio com habilitação técnica em design de interiores, sobre um acúmulo de atividades avaliativas quando se trata de projetos e desenho técnico. Há dificuldade dos alunos em compreender como são as avaliações das disciplinas técnicas, em especial as que possuem foco em projetos, com o que se pede e o que se avalia. Essa inquietação advém também do uso inadequado dos instrumentos e critérios de avaliação por projetos, o que resulta na insatisfação dos alunos. Diante dessa problemática, buscamos evidenciar a forma mais adequada de avaliar de acordo com os tipos de avaliações, instrumentos e critérios. Esta pesquisa será realizada com o segundo ano do ensino médio integrado, em uma escola estadual, no Centro Paula Souza, nas disciplinas da área profissionalizante no curso do ensino médio com habilitação técnica em Design de Interiores. Será realizada análise documental, bibliográfica e levantamento por meio de questionários. Como produto educacional, será desenvolvido um guia orientativo para a elaboração de avaliações a partir de oficinas para docentes. Os resultados esperados propõem um trabalho de avaliação por projetos, usando metodologias ativas. A intenção é que este guia seja importante e relevante para qualquer área que trabalhe com projetos.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.