O USO DE SIMULADORES DE CIRCUITOS ELÉTRICOS COMO POTENCIALIZADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO
Palavras-chave:
Aprendizagem significativa. Circuitos elétricos. Simuladores de circuitos elétricos.Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de ensino centrada no uso de simuladores de circuitos elétricos como potencializadores do processo de ensino e aprendizagem de circuitos elétricos em corrente contínua nos cursos Técnicos em Eletrotécnica de nível médio. Nesse sentido, foi desenvolvida e testada uma sequência didática (SD) que contempla do uso do Falstad, software simulador de circuitos elétricos, à luz da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Investiga-se a efetividade dessa proposta como ferramenta potencializadora para o processo de ensino e aprendizagem. A sequência didática em tela foi utilizada em duas turmas do primeiro ano do curso de Eletrotécnica, a fim de investigar suas potencialidades. Utiliza-se uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica. Para coleta de dados da pesquisa foram utilizados questionários e avaliações escritas prévias e finais. Os dados coletados revelam que a utilização do simulador reforça a aprendizagem dos alunos, auxiliando-os na visualização e compreensão dos fenômenos relacionados ao funcionamento dos circuitos elétricos, motivando-os e tornando as aulas mais dinâmicas. A satisfação dos participantes com proposta desenvolvida foi classificada como muito relevante. Como produto educacional da pesquisa tem-se uma SD para apoio aos professores no processo de ensino de circuitos elétricos.
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