Autores
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Leandro Santana
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo
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Eduardo André Mossin
IFSP Câmpus Sertãozinho
Palavras-chave:
Educação Profissional, Médio Integrado, memórias, ProfEPT
Resumo
O objetivo deste estudo é expor (resgatar) a trajetória e recordações (memórias) do Câmpus São Paulo do IFSP, explorando os momentos de evolução ou regressão da Educação Profissional e Tecnológica - EPT, desde sua criação em 1909 como escola de Aprendizes Artífices até os dias atuais. Também, será analisado o progresso do Ensino Médio Integrado nessa instituição, que se destaca como um modelo referencial de ensino de excelência em educação integrada. A preservação da memória está intrinsecamente ligada à condição humana, sendo valorizada como um elemento forte e consistente que pode ser utilizado em prol da justiça e da liberdade. Este estudo fará uso de pesquisa bibliográfica, documental e narrativas para confrontar a realidade vivida nessa longa história da EPT no Instituto Federal de São Paulo.
Biografia do Autor
Eduardo André Mossin, IFSP Câmpus Sertãozinho
Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003). Mestre em Engenharia Mecânica pela USP-São Carlos. Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP) com tese na área de Redes Neurais Artificiais para diagnóstico de protocolos de Redes Industriais. Especialista em Educação a distância com experiência em cursos EAD na área da computação. Trabalhou com desenvolvimento de software para sistemas de telecomunicações pela empresa Nortel Networks por 2 anos. Trabalhou também com o desenvolvimento de software para sistemas de automação industrial por 6 anos pela empresa Smar Equipamentos Industriais. Foi professor do Cursinho pré-vestibular comunitário Paulo Freire. Foi professor das faculdades COC (modalidade EAD). No Instituto Federal de São Paulo - IFSP, Câmpus Sertãozinho, foi Diretor de Pesquisa e Inovação por 4 anos e em seguida ocupou o cargo de Diretor Geral entre os anos 2017 e 2021. Atualmente, na mesma instituição, é professor de programação, banco de dados, sistemas inteligentes e mineração de dados. Além das aulas, orienta projetos nas áreas indicadas. É também professor do programa de mestrado ProfEPT e trabalha com projetos relacionados à Gestão Democrática e Recursos educacionais, metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem para Educação Profissional e Tecnológica.