ESTUDO DE INTEDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: RELAÇÃO ENTRE AS AULAS DE MATEMÁTICA, LÍNGUA PORTUGUESA E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
lógica, lógica de programação, interdisciplinaridade, educação profissional e tecnológica, trabalho, sequência didáticaResumo
A educação profissional e tecnológica busca evidenciar a formação do aluno de forma integral e prepará-lo para o trabalho e o mundo. Observou-se, no ensino médio integrado em desenvolvimento de sistemas, a dificuldade dos alunos em compreender as disciplinas técnicas, em especial as que possuem foco em programação. A partir da necessidade da melhoria da interpretação e compreensão do conteúdo a ser desenvolvido, propõe-se uma busca pela compreensão da relação entre a língua portuguesa, para o processo de interpretação, e a matemática, com foco em compreender como utilizar a linguagem numérica colabora para a execução das atividades. Para o desenvolvimento do produto educacional, foi ofertado um curso para docentes e estudantes, com abrangência dessa temática, buscando analisar o fazer das atividades propostas e como são organizadas as resoluções de acordo com a compreensão dos participantes. A finalidade é a construção de uma sequência didática. Realizamos uma demonstração da articulação destas disciplinas demonstrando como utilizá-las de forma a obter resultados que evidenciem um modo conjunto de desenvolver as habilidades e competências necessárias para a formação do aluno, a partir da formação docente.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.