ESTUDO DE INTEDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: RELAÇÃO ENTRE AS AULAS DE MATEMÁTICA, LÍNGUA PORTUGUESA E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

lógica, lógica de programação, interdisciplinaridade, educação profissional e tecnológica, trabalho, sequência didática

Resumo

A educação profissional e tecnológica busca evidenciar a formação do aluno de forma integral e prepará-lo para o trabalho e o mundo. Observou-se, no ensino médio integrado em desenvolvimento de sistemas, a dificuldade dos alunos em compreender as disciplinas técnicas, em especial as que possuem foco em programação. A partir da necessidade da melhoria da interpretação e compreensão do conteúdo a ser desenvolvido, propõe-se uma busca pela compreensão da relação entre a língua portuguesa, para o processo de interpretação, e a matemática, com foco em compreender como utilizar a linguagem numérica colabora para a execução das atividades. Para o desenvolvimento do produto educacional, foi ofertado um curso para docentes e estudantes, com abrangência dessa temática, buscando analisar  o fazer das atividades propostas e como são organizadas as resoluções de acordo com a compreensão dos participantes. A finalidade é a construção de uma sequência didática. Realizamos uma demonstração da articulação destas disciplinas demonstrando como utilizá-las de forma a obter resultados que evidenciem um modo conjunto de desenvolver as habilidades e competências necessárias para a formação do aluno, a partir da formação docente.

Biografia do Autor

Daniela da Silva Soncini, Instituto Federal de Sertãozinho

Daniela da Silva Soncini, nascida na cidade de Catanduva-SP. Atuamente exerço a função de docente no ensino médio e técnico do Centro Estadual de Tecnologia Paula Souza, na ETEC de Elias Nechar em Catanduva-SP. Possuo as seguintes formações : Instituto Federal de Sertãozinho (Atualmente) – Cursando Mestrando Profissional Em Educação Profissional E Tecnológica Em Rede Nacional (ProfEPT); UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (10/2022 a 01/2023) - Especialização em MATEMÁTICA, SUAS TECNOLOGIAS E O MUNDO DO TRABALHO; Centro Universitário ETEP (08/2021 a 05/2022) – Licenciatura em Matemática; Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto (10/2016 a 03/2018) – Titulação: MBA em Segurança da Informação; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (07/2013 a 07/2014) – Titulação: Técnica em Informática para Internet; Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (6/2010 a 01/2014) – Titulação: Licenciada em Pedagogia; Faculdade de Educação São Luís (02/2007 a 10/2007) – Titulação: Especialização na área da Educação em Didática e Gestão Pedagógica; Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (10/2007 a 06/2008) – Titulação: Licenciatura em Informática; Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (02/1998 a 06/2001) – Titulação: Tecnólogo em Processamento de Dados.

Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues, IFSP campus São João da Boa Vista

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (Linguística Cognitiva, Unesp, 2012), com estágio de pós-doutorado realizado no Departamento de Ciências Cognitivas da Case Western Reserve University, em Cleveland, Ohio, EUA (2018/2019). Mestre em Linguística (Argumentação e Retórica, Unifran, 2008). Especialista em Design Instrucional (Unifei, 2015) e em Língua Inglesa (Unifran, 2006). Licenciada em Letras - Português/Inglês (Unifeg, 1997). É professora EBTT, câmpus São João da Boa Vista, e Docente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), câmpus Sertãozinho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Coordenou a Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Informática na Educação (2019-2021). É líder do Grupo de Pesquisas em Comunicação Científica aCOMTECe. Atua, como pesquisadora, nas seguintes linhas: Linguística Cognitiva, Linguística Aplicada e Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, a partir dos temas: Comunicação Científica, Escrita como processo de aprendizagem, Narrativa Cognitiva, Semântica de Frames, Multimodalidade na Linguagem, Argumentação e Retórica, Tecnologia e Educação, Metodologias Ativas, Aprendizagem Móvel, Formação de Professores e Avaliação. 

Publicado

06-12-2023