JOGOS E INCLUSÃO: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

Palavras-chave:

JOGOS, INCLUSÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um guia didático
destinado a orientar profissionais da educacão , que desejam
discutir o ensino de Ciências para alunos com deficiência
intelectual de forma mais inclusiva e fazendo uso da
ludicidade. Sabemos que muitos são os percalços quando o
assunto é garantir o direito de aprendizagem a todos, estes
desafios tonam-se ainda mais arraigados, quando nos
referimos aos alunos da educação especial, uma vez que os
modelos tradicionais, pouco contribuem para aprendizagem
dos educandos. Assim, buscamos elaborar um guia de
formação de professores que apresenta o ensino de Ciências
fazendo uso da ludicidade como forma de inclusão e garantia
de direito de aprendizagem a todos.

Biografia do Autor

Larissy Alves Cotonhoto, IFES - CEFOR

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia
(1994), graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2012), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001)
e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo
(2014). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia, Educação, Educação Especial e Educação a Distância. Pesquisa temas como
aprendizagem, desenvolvimento, formação de educadores, educação especial, inclusão, autismo, deficiência intelectual EaD e tecnologias educacionais.

Danielli Veiga Carneiro Sondermann, IFES

Docente com dedicação exclusiva no Instituto Federal do Espírito Santo
(Ifes), lotada no Centro de Referência em Formação e em Educação a
Distância (Cefor). Atua nos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu em
Educação em Ciências e Matemática (Educimat) e Educação Profissional e
Tecnológica (ProfEPT), Tecnologias Educacionais e Práticas Pedagógicas
para professores. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Design
Educacional e Inclusão (Gedi). Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com foco no Design Educacional,
Educação a Distância, Formação Docente e estudos na área de Universal
para a Aprendizagem (DUA) - Universal Design for Learning (UDL) e mestrado em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002) e
graduação em Tecnologia.

Publicado

06-12-2023