O “NOVO” ENSINO MÉDIO E A REDE FEDERAL: UMA ANÁLISE INICIAL DAS TENDÊNCIAS A PARTIR DA COMPARAÇÃO ENTRE O COLÉGIO PEDRO II E A REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Matheus Rufino Castro Professor EBTT do Colégio Pedro II
  • Lorrayne Pessanha Colégio Pedro II

Palavras-chave:

, Colégio Pedro Segundo, Rede Estadual do Rio de Janeiro, Dependência Educacional

Resumo

Este trabalho almeja compreender os impactos do NEM na educação pública brasileira junto do vislumbre de possíveis tendências caso seja implementado no Colégio Pedro II a partir da comparação com um local em que a implementação já ocorreu, a rede estadual do Rio de Janeiro. Entendemos o NEM enquanto uma proposta do capital para a formação da classe trabalhadora, cujo propósito é a reafirmação de nossa condição de dependência educacional. Para tanto, além da revisão bibliográfica e da consolidação dos conceitos fundamentais para a realização desta análise a partir do marxismo enquanto método, foi executada uma análise documental tanto da legislação em vigor, seja a do NEM propriamente dita, sejam as normas subjacentes, além do estudo e comparação entre as grades curriculares do ensino médio técnico do RJ e do ensino médio integrado em Administração do CPII. Observamos que, conforme imaginávamos, por meio das diversas denúncias acerca do desastre que é o NEM, que representaria um enorme retrocesso caso ocorresse a adesão do CPII ao seu modelo, resultando em uma enorme perda de carga horária de conhecimentos fundamentais em todos as áreas, o que torna mister combatê-lo tanto em nível local quanto em nível nacional. 

Biografia do Autor

Lorrayne Pessanha, Colégio Pedro II

Ex-estudante do Colégio Pedro II, Bolsista de Iniciação Científica Júnior pela PROPGPEC, Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação e Realidade Brasileira (NEEREBRA-CPII)

Publicado

06-12-2023