FORMAÇÃO DOCENTE E EPT NO COMBATE AO RACISMO

Autores

  • EVA CRISTINA FRANCISCO IFSP

Palavras-chave:

educação profissional e tecnológica; combate ao racismo, formação docente, práxis.

Resumo

Podemos atestar que a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é inerente à formação docente por esta apresentar um caráter evidente de omnilateralidade. Porém, os cursos de licenciatura, em especial os ofertados pela Rede Federal de Educação Ciência e Tecnologia, ainda carecem de um trabalho acerca dessa formação integral e integradora entre trabalho e educação. Desse modo, o trabalho articulado de componentes curriculares e temas concernentes às relações étnico-raciais, incluindo a práxis ainda está longe de atender o proposto pela legislação vigente. Para além da legislação e políticas públicas, sabemos da incontestável relevância cultural e social da abordagem ao preconceito racial e afins para uma sociedade justa, habitável e coerente. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é descrever a execução de prática em sala de aula, considerando a formação integral do docente da área da linguagem, mais especificamente o de semiótica. Por meio da teoria dos signos aplicada, em forma de análise, à abordagem referente ao preconceito racial, vislumbramos possibilidades para a prática em sala de aula e a produção de materiais.

Publicado

06-12-2023