REALIDADE AUMENTADA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DE INVESTIGADORES DE INCÊNDIO: UMA PROPOSTA DE VIVÊNCIA PRÁTICA IMERSIVA E INTERATIVA

Autores

Palavras-chave:

realidade virtual, educação profissional, investigador de incêndio, passeio virtual em 360º, vivência prática imersiva e interativa

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa e produto utilizando uma tecnologia em Realidade Virtual (RV) voltada para uma vivência prática imersiva e interativa para o público de investigadores de incêndio. O objetivo principal é analisar os impactos pedagógicos da intervenção no público-alvo. Portanto, foi proposto uma pesquisa visando concatenar os conceitos relacionados a RV e Ensino, bem como tecnologias desenvolvidas e já publicadas.  Em relação ao produto, foi planejada uma experiência construída a partir de registros fotográficos em 360º. Aplicado o produto, será discutido com a literatura os impactos locais com os impactos relatados em outros ambientes. Preliminarmente, tem-se como conclusões e resultados esperados, de acordo com a literatura, que investigadores se engajem mais e tenham maior sucesso na conquista do conhecimento almejado. Também já é possível determinar que os custos, que podem ser uma barreira no uso de tecnologias em RV, foram baixos em relação ao poder de compra do Estado.

Biografia do Autor

ANDRE PORTO, IFES - INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018) e graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Pós-Graduado em Direito Processual Civil e Educação Física Escolar. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em andamento pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Atualmente é servidor público no Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo no Departamento de Investigação, Pesquisa e Prevenção de Incêndios. 

PABLO RODRIGUES MUNIZ, IFES - INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Técnico em Eletrotécnica (1997) pela Escola Técnica Federal do Espírito Santo. Graduado em Engenharia Elétrica (2002) e Mestre em Engenharia Mecânica (2006) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutor em Engenharia Industrial (2014) pela Universidade Federal da Bahia. Pós-doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017). Atualmente é Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). É membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Tecnologias Sustentáveis, e em Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência nas áreas de termografia infravermelha, energia solar e eficiência energética.

Publicado

06-12-2023