REALIDADE AUMENTADA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DE INVESTIGADORES DE INCÊNDIO: UMA PROPOSTA DE VIVÊNCIA PRÁTICA IMERSIVA E INTERATIVA

Autores

Palavras-chave:

realidade virtual, educação profissional, investigador de incêndio, passeio virtual em 360º, vivência prática imersiva e interativa

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa e produto utilizando uma tecnologia em Realidade Virtual (RV) voltada para uma vivência prática imersiva e interativa para o público de investigadores de incêndio. O objetivo principal é analisar os impactos pedagógicos da intervenção no público-alvo. Portanto, foi proposto uma pesquisa visando concatenar os conceitos relacionados a RV e Ensino, bem como tecnologias desenvolvidas e já publicadas.  Em relação ao produto, foi planejada uma experiência construída a partir de registros fotográficos em 360º. Aplicado o produto, será discutido com a literatura os impactos locais com os impactos relatados em outros ambientes. Preliminarmente, tem-se como conclusões e resultados esperados, de acordo com a literatura, que investigadores se engajem mais e tenham maior sucesso na conquista do conhecimento almejado. Também já é possível determinar que os custos, que podem ser uma barreira no uso de tecnologias em RV, foram baixos em relação ao poder de compra do Estado.

Biografia do Autor

  • ANDRE PORTO, IFES - INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

    Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018) e graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Pós-Graduado em Direito Processual Civil e Educação Física Escolar. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em andamento pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Atualmente é servidor público no Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo no Departamento de Investigação, Pesquisa e Prevenção de Incêndios. 

  • PABLO RODRIGUES MUNIZ, IFES - INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

    Técnico em Eletrotécnica (1997) pela Escola Técnica Federal do Espírito Santo. Graduado em Engenharia Elétrica (2002) e Mestre em Engenharia Mecânica (2006) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutor em Engenharia Industrial (2014) pela Universidade Federal da Bahia. Pós-doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017). Atualmente é Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). É membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Tecnologias Sustentáveis, e em Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência nas áreas de termografia infravermelha, energia solar e eficiência energética.

Publicado

06-12-2023