ENSINO TÉCNICO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO PAULO

UM MAPEAMENTO DO EIXO TECNOLÓGICO ‘INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO’ ENTRE OS ANOS 2000-2023

Autores

  • Paulo Constantino Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa
  • Adriana Terçariol Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais – PROGEPE, UNINOVE

Palavras-chave:

Informação e Comunicação, Educação profissional e tecnológica, Políticas educacionais, CEETEPS

Resumo

: O presente texto mapeia a oferta de cursos técnicos no Eixo Tecnológico ‘Informação e Comunicação’[IC], de 2000 à 2023, o segundo eixo mais presente na educação profissional das escolas técnicas estaduais [Etec] do Estado de São Paulo, instituições públicas ligadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Por meio de pesquisa documental de caráter exploratório, procura reconhecer a condição das matrículas e a demanda, na série histórica traçada entre o primeiro semestre de 2000 e 2023. Destaca-se a elevação contínua da oferta e demanda nos cursos do eixo tecnológico. As matrículas no período tiveram uma variação percentual de 381,6% e foram identificados aspectos como a proporcionalidade das matrículas por curso, modalidade de oferta, gênero e a distribuição deste atendimento nas diferentes regiões administrativas do Estado. Ao debater o cenário, suscita-se a possibilidade de aperfeiçoamento e ampliação das políticas públicas para a educação profissional na área.

Biografia do Autor

Adriana Terçariol, Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais – PROGEPE, UNINOVE

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE e Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais – PROGEPE, UNINOVE

Publicado

06-12-2023