PESPERF NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM EDUCAÇÃO FÍSICA

UMA PROPOSTA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO

Autores

  • Talita Miranda Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Paulo Constantino Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa

Palavras-chave:

Educação física, Educação profissional e tecnológica, Avaliação da qualidade, Ensino integrado

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar um modelo de adaptação e reelaboração de questionário aplicado aos docentes, utilizando como base o modelo PESPERF, para avaliação da qualidade das disciplinas de Educação Física no contexto do ensino técnico integrado ao ensino médio em instituições públicas. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, foi elaborado um questionário que visa compreender quatro grandes aspectos das aulas de Educação Física, sob a perspectiva dos professores: o perfil docente, o perfil da unidade escolar, o planejamento e funcionamento das aulas e a opinião dos professores sobre as mudanças ocorridas desde 2017 com a implantação da Base Nacional Curricular Comum e as adaptações dos programas de educação profissional, que impactaram a presença da educação física como componente curricular.

 

Biografia do Autor

Talita Miranda, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS

Publicado

06-12-2023