SIMEPT-CONPOG

CONPOG e SIMEPT

PROGRAMAÇÃO

Abertura - Dia 22/09/2022 - 8h

Auditório 2 do IFSP Câmpus Sertãozinho
Transmissão: https://youtu.be/u-CwSw_k4ek

Palestra - Dia 22/09/2022 - 9h

Trabalho e educação sob nova direção: privatização e uberização
Profa. Dra. Carolini Catini UNICAMP
Mediação : Profa. Dra. Rosana Ferrareto
Auditório 2 do IFSP Câmpus Sertãozinho
Transmissão: https://youtu.be/rl60bBq80wg

Lançamento Livro - Dia 22/09/2022 - 11h

Produtos Educacionais para uma educação integral e emancipadora: diálogos com a EPT
Organizadores: Profa. Dra. Rosana Ferrareto, Profa. Dra. Riama Coelho Gouveia e Prof. Dr. Nemésio F. Duarte
Auditório 2 do IFSP Câmpus Sertãozinho
Transmissão: https://youtu.be/NykuMJU3Gzw

Mesa de Conversa - Dia 22/09/2022 - 13h30

Pesquisa e Ensino além das fronteiras: Parcerias Internacionais IFSP Sertãozinho
Apresentadores: Moisés F. Manuel - ICRA - Angola, Dr. Ing. Rodrigo Past - Fraunhofer Liaison Office Brazil- Alemanha e Jorge Espindola e Judith H Ojeda - UPTC - Colômbia.
Mediação: Prof. Dr.André Luis Dias e Prof. Dr. Allan Victor Ribeiro
Transmissão: https://youtu.be/3pOcaW3W36g

Comunicações Orais Virtuais – Dia 22/09/2022 – 15h30min

Propostas Metodológicas de Ensino e Aprendizagem
Mediação: Prof. Dr. Ricardo Scucuglia (UNESP) e Prof. Dr. Olavo Menin (IFSP)
Link de acesso à sala: https://meet.google.com/sfg-mkgp-gsv

Análise de engajamento disciplinar produtivo durante uma sequência de ensino por investigação em uma turma de licenciatura Vanderlei José Ildefonso Silva , Sílvia Luzia Frateschi Trivelato
REALIZAÇÃO DE TRABALHO DE CAMPO PARA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ESTUDO DE ATIVIDADE NO PROJETO GEOPARQUE UBERABA Alexandre Fornaro
Objeto Educacional Interdisciplinar envolvendo Pneumática e Segurança do Trabalho Marcos Alves Fontes, Yara Maria Guisso de Andrade Facchini, Christiano Araújo Facchini
LITERATURA COMO ESTRATÉGIA PARA INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS: PROPOSTA PARA ABORDAGEM INTERDISCIPLNAR DE “O CORTIÇO” Rafael Zanata, Riama Coelho Gouveia
O uso de podcasts para o ensino da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II Livia Bezerra, Rosana Ferrareto

Inclusão e Diversidade
Mediação: Profa. Dra. Michele Waltz (IFRJ) e Prof. Dr. Eduardo Mossin (IFSP)
Link de acesso à sala: http://meet.google.com/tgn-jzze-xcx

EMANCIPAÇÃO E EMPONDERAMENTO DE MULHERES: LUGAR DE ESCUTA UM DIÁLOGO PARA ALÉM DOS MUROS DAS INSTITUIÇÕES Isadora Martins Almeida , Paulo Sergio Calefi
O SILENCIAMENTO DAS QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADENAEDUCAÇÃO BRASILEIRA João Paulo Ferraz , Lucas Labigalini Fuini
O uso de recursos audiovisuais como uma possibilidade de estímulo cognitivo para crianças com Transtorno Espectro Autista ÉRICA SAMPAIO DUTRA, Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues
EDUCAÇÃO E SURDEZ: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EPT DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO IFSULDEMINAS, CAMPUS POÇOS DE CALDAS Lucinéia de Souza Oliveira, Lucas Funini

Políticas Públicas Educacionais
Mediação: Profa. Dra. Nathalia Freitas ((IFSULDEMINAS) e Dr. Rodrigo Pantoni (IFSP)
Link de acesso à sala: https://meet.google.com/iwo-bbja-hvb

A DESIGUALDADE EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA Talyta Souza Teixeira
ESCOLAS TÉCNICAS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO: INTRODUÇÃO AO CAMPO DE ESTUDOS E CENÁRIO Paulo Constantino, Vania
ACOMPANHAMENTO DO(A) ESTUDANTE ATRAVÉS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL:MÓDULO INTEGRADO DE ACOMPANHAMENTO ADAPTADO AO SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Lilia Campos dos Santos
A POLÍTICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA ERA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES À LUZ DA HISTÓRICA DESVALORIZAÇÃO DO TRABALHO MANUAL NO BRASIL Cristiane Bibiano Silva

Projetos de Curso e Currículo
Mediação: Prof. Dr. Humberto Perinelli (UNESP) e Profa. Dra. Eva Francisco (IFSP)
Link de acesso à sala: http://meet.google.com/yts-poax-wtg

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E NOS PLANOS DE CURSO DO ENSINO INTEGRADO NO CENTRO PAULA SOUZA Talita Monegatto Rodrigues Miranda , Paulo Roberto Prado Constantino
GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS INTEGRADORES NA FORMAÇÃO DOCENTE DA EPT BRÁULIO JOSÉ DE OLIVEIRA PEREIRA
O CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS NA EPT: EMBATES HISTÓRICOS, EPISTEMOLÓGICOS E PRÁTICOS Alisson Costa Martins, Carolina Machado e Andrade, Fabrícia Pereira Nascimento Lisboa
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: AS PLANIFICAÇÕES CURRICULARES DO CEETEPS Vanessa Hildebrando, Paulo Constantino

Mundo do Trabalho e Formação de Professores
Mediação: Prof. Dr. Admilson Prates (IFNMG) e Prof. Dr. Nemésio Freitas (IFSP)
Link de acesso à sala: https://meet.google.com/xur-ojxs-xre

O papel da literatura para a formação de docentes do Proeja: o que obras do Romantismo, Naturalismo, Realismo e Modernismo ensinam sobre politecnia, educação omnilateral e formação integrada Aloísio Tadeu Rodrigues da Silva, Rosaana Ferrareto Lourenço Rodrigues
O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO ENSINO DE HISTÓRIA NO IFBA CAMPUS SALVADOR Wendel da Costa Andrade
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTAS FACILITADORAS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL SOBRE O CONTEXTO ATUAL Carolina Sala Pereira , Lucas Labigalini Fuini
MUDANÇAS NO ENSINO DECORRENTES DA COVID-19 NO IFSP - CAMPUS SÃO PAULO Marco Aurélio Araujo dos Santos , Rosemary Roggero
Consciência de classe no cinema: ABC da Greve e Linha de Montagem Carlos Eduardo Coelho

Comunicações Orais Presenciais – Dia 23/09/2022 – 8h

Inclusão e Formação de Professores
Mediação: Profa. Dra. Eva Francisco (IFSP) e Prof. Dr. Marcio Reis (IFSP)
Sala C 112 - IFSP Campus Sertãozinho

O PERFIL DO ALUNO AUTISTA NO IFSP Paulo Osni Silverio, Nemésio Freitas Duarte Filho
MEU PRIMEIRO SINAL – UMA ANÀLISE DAS RELAÇÕES ENTRE TRABALHADORES SURDOS E OUVINTES NO AMBIENTE DE TRABALHO Rafael Straiotto Mindin, Eva Cristina Francisco
CONSTRUÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO MOOC/MOODLE PARA APREENSÃO DAS BASES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PARA A CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Ivo De Camargo Junior, Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues
INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA FORMAÇÃO OMNILATERAL: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Robson de Paula Araujo, Olavo Henrique Menin, André Luís Dias

Propostas metodológicas de ensino e aprendizagem
Mediação: Prof. Dr. Leonardo Brito (Colégio Pedro II) e Prof. Dr. Paulo Calefi (IFSP)
Sala C 110 - IFSP Campus Sertãozinho

O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO Giselle Alves Martins
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA UMA DISCIPLINA TÉCNICA EM MECÂNICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Marcos Alves Fontes , Rosycler Cristina Santos Simão
O Veículo Guiado Automatizado como Objeto de Aprendizagem Aplicado no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica Fernando Luís Kock, Mateus Gasparotti, André Luis Dias
DANÇA DAS MOLÉCULAS:ATIVIDADE PRÁTICA PARA O ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES GASOSAS Livia Trevisan Reis, Riama Coelho Gouveia

Palestra - Dia 23/09/2022 - 10h

Os impactos do regime de acumulação flexível na EPT
Profa. Dra.Acácia Kuenzer IFRN
Mediação: Profa. Dra. Maria Adélia Costa e Profa. Dra. Riama Gouveia
Auditório 2 do IFSP Câmpus Sertãozinho
Transmissão: https://youtu.be/NR0pFnmreio

Palestra - Dia 23/09/2022 - 13h30

Formação de docentes para/na EPT: desafios contemporâneos.
Profa. Dra. Maria Adélia Costa CEFETMG
Mediação: Profa. Dra. Giselle Alves Martins
Auditório 2 do IFSP Câmpus Sertãozinho
Transmissão: https://youtu.be/cs37z26aiOY

Mostra de Produtos Educacionais - Dia 23/09/2022 - 15h30

Auditório 1 do IFSP Câmpus Sertãozinho]

 

OBJETIVO

O Congresso de Pós-Graduação do IFSP (Conpog) e o Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste (SIMEPT) têm por objetivo primordial o compartilhamento de experiências acadêmicas entre os pesquisadores da pós-graduação do Instituto Federal de São Paulo, das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, e de professores, pesquisadores e servidores da Educação de Instituições de Ensino e Pesquisa do país.

O II Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste tem como objetivo específico apresentar à comunidade e, especialmente, aos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e demais Programas de Pós-Graduação na área de Ensino do IFSP, as possibilidades de elaboração, aplicação e análise de produtos educacionais, além de promover um espaço para discussão a respeito das pesquisas que foram e têm sido realizadas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica e do Ensino.

PÚBLICO

O público-alvo do Conpog são os docentes, discentes e egressos dos cursos de pós-graduação Lato e Stricto Sensu do IFSP. Já o público-alvo do SIMEPT são os estudantes, egressos e docentes do Mestrado ProfEPT e dos Mestrados em Educação e Ensino do IFSP, demais servidores e estudantes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica, bem como aqueles que pretendem iniciar ou ampliar seus conhecimentos sobre a organização, as memórias e as práticas educativas da EPT e do Ensino em Geral.

 CRONOGRAMA

Submissão de Trabalhos

Até  11/07/2022

Até 08/08/2022 (Prorrogado)

Avaliação dos Trabalhos

De 01/07/2022 a 22/08/2022

Entrega da Versão Final

Até 29/08/2022

Divulgação do Resultado da Avaliação

05/09/2022

Divulgação das Salas e Horários de Apresentação

Até 09/09/2022

Inscrição de Ouvintes

Até 22/09/2022

Realização do Evento

22 a 24/09/2022

MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO/INSCRIÇÃO

  • SIMEPT - Resumos expandidos/ Comunicação oral (presencial ou virtual)

Link do modelo

Link para submissão

Serão avaliados os resumos expandidos (até 5 páginas) relativos às pesquisas de pós-graduação ou de docentes em serviço, já concluídas ou em andamento, recebidos pela comissão organizadora do evento através do sistema de inscrição. Será aceita apenas uma submissão feita pelo primeiro autor. Demais autores podem realizar mais de uma submissão.

O resumo expandido deverá ser encaminhado seguindo o modelo disponibilizado pela comissão organizadora do evento, na plataforma e endereço indicados para a submissão, até as 23h59min da data prevista no cronograma.

Os resumos expandidos serão avaliados por uma comissão, sendo possível a solicitação de correções. A versão final do resumo expandido, com as devidas correções, deve ser encaminhada à comissão organizadora dentro do prazo previsto no cronograma.

Os trabalhos aprovados serão organizados em salas de apresentação presencial ou virtual, dependendo da modalidade escolhida pelo autor na submissão do trabalho. As normas específicas para as apresentações bem como a organização das salas serão informadas aos participantes conforme previsto no cronograma. Cada sala, presencial ou virtual, contará com a presença de avaliadores, responsáveis por analisar as apresentações e promover os debates sobre os temas abordados.

Com base na avaliação das apresentações, alguns trabalhos serão selecionados e convidados para serem publicados, de forma completa, na revista Iluminart, do IFSP Campus Sertãozinho.

  • SIMEPT – Resumo/Mostra Produto Educacional (presencial):

Link do modelo
Link para submissão de produtos educacionais

Serão avaliados os resumos (1 página) referentes à produtos educacionais defendidos e validados, recebidos pela comissão organizadora do evento através do sistema de inscrição. Será aceita apenas uma submissão feita pelo primeiro autor. Demais autores podem realizar mais de uma submissão.

O resumo deverá ser encaminhado seguindo o modelo disponibilizado pela comissão organizadora do evento, na plataforma e endereço indicados para a submissão, até as 23h59min da data prevista no cronograma.

Os resumos serão avaliados por uma comissão, sendo possível a solicitação de correções. A versão final do resumo, com as devidas correções, deve ser encaminhada à comissão organizadora dentro do prazo previsto no cronograma.

Os trabalhos aprovados serão organizados em salas de apresentação presencial. As normas específicas para as apresentações bem como a organização das salas serão informadas aos participantes conforme previsto no cronograma. Cada sala presencial contará com a presença de avaliadores, responsáveis por analisar as apresentações e promover os debates sobre os temas abordados.

  • CONPOG – Resumo Expandido/ Poster:

Link do modelo
Link para submissão

Poderão submeter trabalhos científicos os docentes, discentes e egressos dos cursos de pós-graduação Lato Sensu e dos programas de pós-graduação Stricto Sensu do IFSP. Os trabalhos serão submetidos por meio de Resumo Expandido e seu autor principal deverá apresentar oralmente o desenvolvimento da pesquisa no decorrer do evento. Serão aceitas pesquisas já concluídas ou em andamento em todas as áreas do conhecimento.

  • SIMEPT e CONPOG - OuvintesLink para inscrição (Em construção)

É permitida a participação no evento como ouvinte, de forma gratuita, presencial ou virtual. A inscrição para esta modalidade deve ser feita até as 23h59min da data prevista no cronograma, por meio do sistema de inscrições.